Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogarro, M. J.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/12325
Resumo: As produções teóricas desenvolvidas no âmbito dos novos caminhos da história da educação, privilegiando os modelos etnometodológicos e os instrumentos da nova história cultural e intelectual, colocam num lugar de significativa centralidade os discursos produzidos pelos actores educativos no interior do seu espaço social. Os testemunhos orais analisados foram concedidos por professores e alunos de uma instituição de formação de docentes do ensino primário e são relativos às suas experiências educativas e profissionais. Estas memórias orais representam poderosos pontos de entrada para várias problemáticas do campo da educação: as experiências enquanto alunos; as histórias de vida de professores; o género e a condição de ser professor; os episódios e os contextos da profissão; os quotidianos escolares; os rituais, as cerimónias e as festas; o estatuto social; a cultura profissional; os princípios éticos e deontológicos; a identidade profissional.
id RCAP_b7bc3801c26d7821aaba90fd20559eaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/12325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissãoTestemunho OralRepresentaçãoIdentidade ProfissionalAs produções teóricas desenvolvidas no âmbito dos novos caminhos da história da educação, privilegiando os modelos etnometodológicos e os instrumentos da nova história cultural e intelectual, colocam num lugar de significativa centralidade os discursos produzidos pelos actores educativos no interior do seu espaço social. Os testemunhos orais analisados foram concedidos por professores e alunos de uma instituição de formação de docentes do ensino primário e são relativos às suas experiências educativas e profissionais. Estas memórias orais representam poderosos pontos de entrada para várias problemáticas do campo da educação: as experiências enquanto alunos; as histórias de vida de professores; o género e a condição de ser professor; os episódios e os contextos da profissão; os quotidianos escolares; os rituais, as cerimónias e as festas; o estatuto social; a cultura profissional; os princípios éticos e deontológicos; a identidade profissional.ASPHE/FaE/UFPelRepositório da Universidade de LisboaMogarro, M. J.2014-10-22T10:47:21Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/12325porMogarro, M. J. (2005). Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.º 17, Abril-2005, pp. 7-312236-3459info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/12325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:58.522565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
title Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
spellingShingle Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
Mogarro, M. J.
Testemunho Oral
Representação
Identidade Profissional
title_short Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
title_full Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
title_fullStr Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
title_full_unstemmed Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
title_sort Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão
author Mogarro, M. J.
author_facet Mogarro, M. J.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogarro, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Testemunho Oral
Representação
Identidade Profissional
topic Testemunho Oral
Representação
Identidade Profissional
description As produções teóricas desenvolvidas no âmbito dos novos caminhos da história da educação, privilegiando os modelos etnometodológicos e os instrumentos da nova história cultural e intelectual, colocam num lugar de significativa centralidade os discursos produzidos pelos actores educativos no interior do seu espaço social. Os testemunhos orais analisados foram concedidos por professores e alunos de uma instituição de formação de docentes do ensino primário e são relativos às suas experiências educativas e profissionais. Estas memórias orais representam poderosos pontos de entrada para várias problemáticas do campo da educação: as experiências enquanto alunos; as histórias de vida de professores; o género e a condição de ser professor; os episódios e os contextos da profissão; os quotidianos escolares; os rituais, as cerimónias e as festas; o estatuto social; a cultura profissional; os princípios éticos e deontológicos; a identidade profissional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2014-10-22T10:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/12325
url http://hdl.handle.net/10451/12325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mogarro, M. J. (2005). Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.º 17, Abril-2005, pp. 7-31
2236-3459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ASPHE/FaE/UFPel
publisher.none.fl_str_mv ASPHE/FaE/UFPel
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134233981091841