As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josilene Ribeiro de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: França, André Luiz Dias de, Freire, Gustavo David Araújo, Paiva, Jamile Miriã Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5639
Resumo: Este trabalho discute as rupturas no processo de construção identitária dos profissionais de relações públicas, a partir das percepções dos egressos do curso de relações públicas da Universidade Federal da Paraíba, formados entre os anos 2000 e 2009. A pesquisa observacional, em sua primeira etapa, compreendeu a coleta de dados de 132 egressos por meio de questionários eletrônicos e, na segunda, a realização de um grupo focal, cujos eixos de discussão foram identidades e representações sociais da profissão. Deste modo, desenvolvemos uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-explicativa, utilizando o método hipotético-dedutivo, cujos resultados apontam conflitos entre as expectativas dos diplomados e a demanda social pela atividade de relações públicas. A análise dos dados aponta dissonâncias e rupturas entre o campo acadêmico e o aplicado, embora a profissão resista fluidamente sob múltiplas faces e novas fronteiras de atuação.
id UCB-4_2f2e971192ff689f75a1b8b5aaf9c3cd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5639
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações PúblicasRelações Públicas Identidade Profissional Representação socialEste trabalho discute as rupturas no processo de construção identitária dos profissionais de relações públicas, a partir das percepções dos egressos do curso de relações públicas da Universidade Federal da Paraíba, formados entre os anos 2000 e 2009. A pesquisa observacional, em sua primeira etapa, compreendeu a coleta de dados de 132 egressos por meio de questionários eletrônicos e, na segunda, a realização de um grupo focal, cujos eixos de discussão foram identidades e representações sociais da profissão. Deste modo, desenvolvemos uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-explicativa, utilizando o método hipotético-dedutivo, cujos resultados apontam conflitos entre as expectativas dos diplomados e a demanda social pela atividade de relações públicas. A análise dos dados aponta dissonâncias e rupturas entre o campo acadêmico e o aplicado, embora a profissão resista fluidamente sob múltiplas faces e novas fronteiras de atuação.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/563910.31501/comunicologia.v7i1.5639Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 1, JAN./JUN., 2014; 303-3281981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5639/3609Oliveira, Josilene Ribeiro deFrança, André Luiz Dias deFreire, Gustavo David AraújoPaiva, Jamile Miriã Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5639Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
title As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
spellingShingle As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
Oliveira, Josilene Ribeiro de
Relações Públicas
Identidade Profissional
Representação social
title_short As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
title_full As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
title_fullStr As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
title_full_unstemmed As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
title_sort As múltiplas faces de uma profissão: Identidade e Representações da Profissão de Relações Públicas
author Oliveira, Josilene Ribeiro de
author_facet Oliveira, Josilene Ribeiro de
França, André Luiz Dias de
Freire, Gustavo David Araújo
Paiva, Jamile Miriã Fernandes
author_role author
author2 França, André Luiz Dias de
Freire, Gustavo David Araújo
Paiva, Jamile Miriã Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Josilene Ribeiro de
França, André Luiz Dias de
Freire, Gustavo David Araújo
Paiva, Jamile Miriã Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Identidade Profissional
Representação social
topic Relações Públicas
Identidade Profissional
Representação social
description Este trabalho discute as rupturas no processo de construção identitária dos profissionais de relações públicas, a partir das percepções dos egressos do curso de relações públicas da Universidade Federal da Paraíba, formados entre os anos 2000 e 2009. A pesquisa observacional, em sua primeira etapa, compreendeu a coleta de dados de 132 egressos por meio de questionários eletrônicos e, na segunda, a realização de um grupo focal, cujos eixos de discussão foram identidades e representações sociais da profissão. Deste modo, desenvolvemos uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo-explicativa, utilizando o método hipotético-dedutivo, cujos resultados apontam conflitos entre as expectativas dos diplomados e a demanda social pela atividade de relações públicas. A análise dos dados aponta dissonâncias e rupturas entre o campo acadêmico e o aplicado, embora a profissão resista fluidamente sob múltiplas faces e novas fronteiras de atuação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5639
10.31501/comunicologia.v7i1.5639
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5639
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v7i1.5639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5639/3609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 1, JAN./JUN., 2014; 303-328
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916506279936