Uso de Realidade Aumentada aplicada ao Património: o século XX na Sé do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12176 |
Resumo: | A massificação do uso de dispositivos móveis é um fator que marca a sociedade atual (Bellini et al., 2016). A par da crescente utilização dos referidos dispositivos eletrónicos foi e é possível observar um crescimento exponencial do turismo em Portugal (Turismo de Portugal, 2017), nomeadamente na cidade do Porto. No projeto aqui revelado, desenvolveu-se e implementou-se uma aplicação móvel com recurso a RA para visualizar as alterações ocorridas na Sé do Porto (monumento selecionado para a implementação do projeto) durante a primeira metade do século XX. A Sé do Porto está inserida no Centro Histórico do Porto, que é Património Mundial da UNESCO desde 1996 (UNESCO, 1996), fazendo parte da Rota das Catedrais (Rota das Catedrais, 2009) e sendo classificada como Monumento Nacional desde 1910. Trata-se, portanto, de um dos monumentos com maior volume turístico na cidade. Numa primeira visita ao local, foi iniciado um estudo do potencial do uso da Realidade Aumentada (RA), sendo estudadas algumas partes do monumento onde esta poderia ser aplicada. Para o presente estudo, definiu-se um roteiro de visita dentro da Sé e criaram-se modelos de apoio em 3D, de acordo com as recomendações da carta de Londres e Princípios de Sevilha – documentos que regulamentam a virtualização do património arquitetónico. A aplicação foi desenvolvida recorrendo ao Unity 3D e C# utilizando o SDK Vuforia como motor de RA. Os modelos 3D foram implementados com o Blender 3D. O protótipo foi testado e avaliado no local, tendo sido proporcionada aos participantes do estudo a descarga da aplicação ou a cedência de um dispositivo móvel com a aplicação préinstalada. A todos os participantes foi distribuído um guião de visita. No final, foi realizada uma recolha de dados da aplicação, com base na experiência dos participantes. As respostas obtidas oram analisadas e retiraram-se conclusões que são apresentadas no final do documento. A aplicação desenvolvida revela uma grande mais-valia na área da pedagogia, permitindo um fácil e atrativo acesso ao conhecimento, através da visualização de reconstituições e da reconstrução digital de edifícios que já não existem atualmente – neste projeto foi possível ter uma melhor perceção das alterações arquitetónicas ocorridas da na Sé do Porto na primeira metade do século XX. É, também, de salientar a potencial utilização no âmbito do turismo interativo (suportado, na sua maioria, por RA). |
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A Sé do Porto está inserida no Centro Histórico do Porto, que é Património Mundial da UNESCO desde 1996 (UNESCO, 1996), fazendo parte da Rota das Catedrais (Rota das Catedrais, 2009) e sendo classificada como Monumento Nacional desde 1910. Trata-se, portanto, de um dos monumentos com maior volume turístico na cidade. Numa primeira visita ao local, foi iniciado um estudo do potencial do uso da Realidade Aumentada (RA), sendo estudadas algumas partes do monumento onde esta poderia ser aplicada. Para o presente estudo, definiu-se um roteiro de visita dentro da Sé e criaram-se modelos de apoio em 3D, de acordo com as recomendações da carta de Londres e Princípios de Sevilha – documentos que regulamentam a virtualização do património arquitetónico. A aplicação foi desenvolvida recorrendo ao Unity 3D e C# utilizando o SDK Vuforia como motor de RA. Os modelos 3D foram implementados com o Blender 3D. O protótipo foi testado e avaliado no local, tendo sido proporcionada aos participantes do estudo a descarga da aplicação ou a cedência de um dispositivo móvel com a aplicação préinstalada. A todos os participantes foi distribuído um guião de visita. No final, foi realizada uma recolha de dados da aplicação, com base na experiência dos participantes. As respostas obtidas oram analisadas e retiraram-se conclusões que são apresentadas no final do documento. A aplicação desenvolvida revela uma grande mais-valia na área da pedagogia, permitindo um fácil e atrativo acesso ao conhecimento, através da visualização de reconstituições e da reconstrução digital de edifícios que já não existem atualmente – neste projeto foi possível ter uma melhor perceção das alterações arquitetónicas ocorridas da na Sé do Porto na primeira metade do século XX. É, também, de salientar a potencial utilização no âmbito do turismo interativo (suportado, na sua maioria, por RA).The massification of the use of mobile devices is a factor that marks the current society (Bellini et al., 2016). Along with the increasing use of these electronic devices, it was possible to observe n exponential growth of tourism in Portugal (Turismo de Portugal, 2017), namely in the city of Oporto. In the project unveiled here, a mobile application was developed and implemented with the use of AR to visualize the changes that occurred in the Oporto Cathedral (monument selected for the implementation of the project) during the first half of the 20th century. The Oporto Cathedral is part of the Historic Center of Oporto, which is a UNESCO World Heritage Site since 1996 (UNESCO, 1996). It’s part of the Cathedrals Route (Route of the athedrals, 2009) and has been classified as a National Monument since 1910 thus becoming one of the most touristic monuments in the city. In a first visit to the site, a study of the potential of the use of Augmented Reality (AR) was started, and some parts of the monument where it could be applied were studied. For the present study, a tour itinerary was defined within the cathedral and support models were created in 3D, according to the recommendations of the London Charter and the Seville Principles - documents that regulate the virtualization of the architectural heritage. The application was developed using Unity 3D and C # using the Vuforia SDK as the AR engine. 3D models were implemented with Blender 3D. The prototype was tested and evaluated on-site, and study participants were provided with either the application download or the provision of a mobile device with the pre-installed pplication. All participants were given a tour guide. In the end, data were gathered based on participants experience. The responses were analyzed, and conclusions drawn at the end of this document. The application reveals great value in pedagogy, allowing an easy and attractive access to knowledge, through the visualization of reconstitutions and the digital reconstruction of buildings that no longer exist today - in this project was possible to have a better perception of the architectural changes that took place in the Oporto Cathedral in the first half of the 20th century. It is also worth highlighting the potential use in interactive tourism (supported, for the most part, by AR).Castro, António Abel Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira , Rafael Armando Torres2018-11-13T16:17:20Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12176TID:201768143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:32.335353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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