Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.31211/interacoes.n39.2020.a3
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94210
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
Resumo: A publicidade, além de constituir a organização sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunicação das marcas. Essa comunicação não se finda na promoção de bens e serviços, como se verifica pela sua capacidade veicular representações sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contemporânea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do género feminino e a representação da sua diversidade são apresentados através de desconstruções de estereótipos e do fomento de discussões em torno das várias dimensões da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar à luz da Análise Temática Crítica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstrução de estereótipos na campanha publicitária #MostremNos. Os resultados sugerem que a estratégia se edifica na apresentação de padrões de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstrução das consequências associadas a esses processos históricos, sociais, culturais e económicos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promoção de uma representação mais responsável, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como é referido nos diversos anúncios, por outro, a Dove apresenta um produto do pós-feminismo que lhe permite manter uma relação de simbiose com altos níveis de popularidade.
id RCAP_b7eae909c78ea9947e738ea618e9e850
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de SimbioseDovePublicidadePoder simbólicoEstereótipos de géneroMisoginiaA publicidade, além de constituir a organização sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunicação das marcas. Essa comunicação não se finda na promoção de bens e serviços, como se verifica pela sua capacidade veicular representações sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contemporânea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do género feminino e a representação da sua diversidade são apresentados através de desconstruções de estereótipos e do fomento de discussões em torno das várias dimensões da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar à luz da Análise Temática Crítica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstrução de estereótipos na campanha publicitária #MostremNos. Os resultados sugerem que a estratégia se edifica na apresentação de padrões de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstrução das consequências associadas a esses processos históricos, sociais, culturais e económicos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promoção de uma representação mais responsável, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como é referido nos diversos anúncios, por outro, a Dove apresenta um produto do pós-feminismo que lhe permite manter uma relação de simbiose com altos níveis de popularidade.F419-2C55-E8A1 | Bruno Miguel Frutuoso da CostaN/AInstituto Superior Miguel Torga2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/94210http://hdl.handle.net/10316/94210https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3por2184-3929cv-prod-2517187https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/473Costa, Bruno Miguel Frutuoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T07:36:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:56.841763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
title Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
spellingShingle Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
Dove
Publicidade
Poder simbólico
Estereótipos de género
Misoginia
Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
Dove
Publicidade
Poder simbólico
Estereótipos de género
Misoginia
title_short Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
title_full Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
title_fullStr Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
title_full_unstemmed Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
title_sort Dove e a Desconstrução de Estereótipos: Uma Relação de Simbiose
author Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
author_facet Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Miguel Frutuoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Dove
Publicidade
Poder simbólico
Estereótipos de género
Misoginia
topic Dove
Publicidade
Poder simbólico
Estereótipos de género
Misoginia
description A publicidade, além de constituir a organização sociocultural de economias de mercado, apresenta-se como um elemento fundamental para a comunicação das marcas. Essa comunicação não se finda na promoção de bens e serviços, como se verifica pela sua capacidade veicular representações sociais, ideais e conceitos estereotipados. A publicidade contemporânea estrutura-se em torno do conceito de Femvertising. O empoderamento do género feminino e a representação da sua diversidade são apresentados através de desconstruções de estereótipos e do fomento de discussões em torno das várias dimensões da mulher na sociedade. Este estudo pretende analisar à luz da Análise Temática Crítica de Lawless e Chen (2019), a forma como a Dove integra a desconstrução de estereótipos na campanha publicitária #MostremNos. Os resultados sugerem que a estratégia se edifica na apresentação de padrões de beleza impostos por diferentes sociedades e na desconstrução das consequências associadas a esses processos históricos, sociais, culturais e económicos na vida de cada menina e mulher. Se, por um lado, a promoção de uma representação mais responsável, inclusiva e diversificada deve ser uma responsabilidade dos media e da publicidade, como é referido nos diversos anúncios, por outro, a Dove apresenta um produto do pós-feminismo que lhe permite manter uma relação de simbiose com altos níveis de popularidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94210
http://hdl.handle.net/10316/94210
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
url http://hdl.handle.net/10316/94210
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-3929
cv-prod-2517187
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822183354034814976
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31211/interacoes.n39.2020.a3