Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9926 |
Resumo: | Partindo do conceito de pedagogia crítica, procuraremos, neste artigo, explorar caminhos e dar sugestões para a implementação duma hiperpedagogia crítica, emancipatória e para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem mediado por computador, que se baseia no desenvolvimento de competências de interação dialógica on- line, de forma a que os aprendentes enformem verdadeiras comunidades de aprendizagem suportadas por três tipos de presença: a didáctica, a social e a cognitiva na linha de Garrison & Anderson (2003) e Séré (2009). Levando a cabo o ciclo de ação-reflexão-nova ação de Freire (2000), acreditamos que é possível que os aprendentes mobilizem, de forma efetiva, processos e suas atividades dialógicas na sua rede de conexões on-line com vista a uma efetiva partilha, transferência e co-negociação de saberes de diversa natureza e com o fim de resolver problemas com que se deparam na sua sociedade glocal. |
id |
RCAP_b7faab7553c87607d70ee5a09b83649b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9926 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-linehiperpedagogia críticaconectivismointeração dialógica on-linePartindo do conceito de pedagogia crítica, procuraremos, neste artigo, explorar caminhos e dar sugestões para a implementação duma hiperpedagogia crítica, emancipatória e para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem mediado por computador, que se baseia no desenvolvimento de competências de interação dialógica on- line, de forma a que os aprendentes enformem verdadeiras comunidades de aprendizagem suportadas por três tipos de presença: a didáctica, a social e a cognitiva na linha de Garrison & Anderson (2003) e Séré (2009). Levando a cabo o ciclo de ação-reflexão-nova ação de Freire (2000), acreditamos que é possível que os aprendentes mobilizem, de forma efetiva, processos e suas atividades dialógicas na sua rede de conexões on-line com vista a uma efetiva partilha, transferência e co-negociação de saberes de diversa natureza e com o fim de resolver problemas com que se deparam na sua sociedade glocal.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, MárioAraújo e Sá, Maria HelenaMoreira, António2017-06-22T15:04:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:24.156116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
title |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
spellingShingle |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line Cruz, Mário hiperpedagogia crítica conectivismo interação dialógica on-line |
title_short |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
title_full |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
title_fullStr |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
title_full_unstemmed |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
title_sort |
Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line |
author |
Cruz, Mário |
author_facet |
Cruz, Mário Araújo e Sá, Maria Helena Moreira, António |
author_role |
author |
author2 |
Araújo e Sá, Maria Helena Moreira, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Mário Araújo e Sá, Maria Helena Moreira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hiperpedagogia crítica conectivismo interação dialógica on-line |
topic |
hiperpedagogia crítica conectivismo interação dialógica on-line |
description |
Partindo do conceito de pedagogia crítica, procuraremos, neste artigo, explorar caminhos e dar sugestões para a implementação duma hiperpedagogia crítica, emancipatória e para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem mediado por computador, que se baseia no desenvolvimento de competências de interação dialógica on- line, de forma a que os aprendentes enformem verdadeiras comunidades de aprendizagem suportadas por três tipos de presença: a didáctica, a social e a cognitiva na linha de Garrison & Anderson (2003) e Séré (2009). Levando a cabo o ciclo de ação-reflexão-nova ação de Freire (2000), acreditamos que é possível que os aprendentes mobilizem, de forma efetiva, processos e suas atividades dialógicas na sua rede de conexões on-line com vista a uma efetiva partilha, transferência e co-negociação de saberes de diversa natureza e com o fim de resolver problemas com que se deparam na sua sociedade glocal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2017-06-22T15:04:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9926 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131399939162112 |