Construção colaborativa de um programa de promoção da gestão familiar da asma : intervenção para pais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41621 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Construção colaborativa de um programa de promoção da gestão familiar da asma : intervenção para paisAsmaCriançasCuidadoresPaisTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A asma é uma das doenças crónicas mais prevalentes em idade pediátrica. Quando a gestão da doença e do tratamento não são eficazes, tal pode ter consequências a nível individual, familiar e da comunidade. Estas consequências traduzem-se em hospitalizações, absentismo escolar, ausências dos pais ao trabalho, custos financeiros, diminuição da qualidade de vida, uso dos serviços de saúde e mortalidade. Por constituir uma questão familiar e dada a sua complexidade, as famílias enfrentam vários desafios na distribuição de tarefas relacionadas com o tratamento, principalmente nos períodos de transição desenvolvimentista. Este estudo teve como objetivo a construção colaborativa de um programa educacional para a promoção da gestão familiar em pais de crianças e adolescentes com asma, a ser utilizado nas consultas de Alergologia e de Asmologia de um hospital central. Este trabalho incide sobre os componentes para os pais/cuidadores. Para a construção do programa, numa primeira fase foram utilizados os passos do mapeamento de intervenção para definição do problema, das metodologias e estratégias eficazes nesta problemática e posterior construção dos materiais. Na segunda fase, ocorreram as fases colaborativas com os profissionais de saúde e as famílias, onde foram identificadas as necessidades do contexto e da população alvo. O resultado foi um programa de intervenção constituído por dois módulos: Conhecer a asma e Gerir a asma. O primeiro, tem por base a psicoeducação acerca da asma, enquanto o segundo inclui estratégias específicas para uma gestão eficaz. O pressuposto é que alguns destes materiais sejam discutidos em consulta, juntamente com os profissionais de saúde, e que todos sejam, posteriormente, entregues através de correio eletrónico. Através deste estudo foi possível concluir a pertinência e a necessidade de desenvolvimento de um programa de intervenção para a gestão da asma. Sugere-se a realização de um estudo piloto, para avaliação da aceitação, satisfação e eventuais modificações no programa, e um posterior estudo randomizado controlado para a sua validação.Asthma is one of the most prevalent chronic diseases in pediatric age. When the management of the disease and treatment are not effective it might have consequences at an individual, family and community level. These consequences translate into hospitalizations, school absenteeism, absences from parents to work, financial costs, decreased quality of life, use of health services and mortality. Due to this being a family issue and given its complexity, families face several challenges in the distribution of treatment-related tasks, especially during developmental transitions. This study aimed to develop a collaborative construction of an educational program that would promote family management in parents of children and adolescents with asthma, to be used in the consultations of Allergology and Asthma of a central hospital. This work focuses on the components for parents/caregivers. Initially, it was used an intervention mapping to define the problem, the methodologies and effective strategies within this problematic and subsequent construction of the materials for the construction of the program. In the second phase, the collaborative phases occurred with health professionals and families, where the needs of the context and the target population were identified. The result was an intervention program consisting of two modules: Knowing Asthma and Managing Asthma. The first one is based on psychoeducation about asthma, while the second includes specific strategies for effective management. The assumption is that some of these materials are discussed in health appointment, together with health professionals, and that all are subsequently delivered via electronic mail. Upon the conclusion of this study, it was possible to identify the pertinence and necessity of the development of an intervention program for asthma management. Therefore, it is suggested the implementation of a pilot study, to evaluate the acceptance, satisfaction and eventual modifications to the program, and a later randomized controlled study for its validation.Barros, Luísa, 1957-Repositório da Universidade de LisboaSerra, Sofia Isabel Carrilho2020-02-05T11:50:29Z20192019-06-282019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41621TID:202465608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:51.356422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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