O educuidar na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aldeano, Tânia Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30484
Resumo: O presente relatório de investigação ação surge do projeto de investigação realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo como base os estágios realizados no decorrer do curso. Este estudo tem como finalidade compreender e promover a prática educativa do Educuidar nos contextos de creche e jardim de infância, conduzindo-nos a uma reflexão acerca dos cuidados prestados à primeira infância, compreendidos através das interações pedagógica-afetivas entre a equipa pedagógica e as crianças. Deste modo, refletir e avaliar estratégias benéficas ao desenvolvimento do Educuidar em contexto educativo tornou-se crucial para o desenvolvimento da temática em estudo que visa à promoção do bem-estar de todas as crianças. Para a realização deste projeto de investigação, foi necessário a utilização da metodologia recorrente à Investigação-Ação, enquadrada na Investigação Qualitativa onde se insere o Paradigma Interpretativo. Posto isto, foram utilizados diversos recursos de recolha e análise de informação: observação-participante, notas de campo, análise documental, registos fotográficos, as entrevistas às educadoras cooperantes e conversas formais e informais com as mesmas. Por último, o projeto descreve detalhadamente as observações, vivências, sentimentos e emoções resultantes das experiências ocorridas em ambos os contextos de estágio. Enfatizo também que o estudo do tema, juntamente com as intervenções educativas em contexto de estágio, contribuíram bastante para a compreensão e aprofundamento da prática pedagógica do Educuidar, que na minha perspetiva, representa o que há de mais bonito e genuíno na relação com as crianças e entre as crianças.
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