Perspetivar o educuidar em creche e jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29880 |
Resumo: | O presente Relatório do Projeto de Investigação surge no culminar de um ciclo- o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Como tal, apresento um estudo transversal aos contextos onde foram concretizados, ao longo dos dois anos de mestrado, os estágios em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo centra-se no educuidar e nas relações de afetividade entre a equipa pedagógica e as crianças em contexto de Creche e Jardim-de-Infância. Este estudo tem como objetivos refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que potenciem o educuidar em contexto de creche e jardim-de-infância, compreender e interpretar de que forma as educadoras promovem o educuidar nas suas práticas pedagógicas, enquanto prática que se funde na relação entre educar e cuidar, tendo como princípio os afetos, o respeito, as interações e um olhar centrado nas crianças e no que nos manifestam. A investigação em curso surgiu das observações e intervenções realizadas nos dois momentos de estágio, mais concretamente numa creche e num jardim-de-infância. A metodologia em que se enquadra o estudo apresentado insere-se no paradigma de natureza interpretativo, orientado por uma investigação qualitativa e que tem por base a abordagem da investigação-ação. Com o intuito de analisar, interpretar e refletir acerca das observações e intervenções realizadas, baseei-me e apoiei-me em notas de campo, registo fotográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes e reflexões pessoais. O projeto permitiu aprofundar os conhecimentos acerca da prática pedagógica do educuidar, considerando-a determinante para o desenvolvimento das crianças, a vários níveis. O educuidar pressupõe a conciliação entre a componente de educar e a componente de cuidar, valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança. |
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Perspetivar o educuidar em creche e jardim-de-infânciaEducuidarCuidarEducarVínculo afetivoPapel do educadorEducareCareEmotional bondEducator's roleO presente Relatório do Projeto de Investigação surge no culminar de um ciclo- o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Como tal, apresento um estudo transversal aos contextos onde foram concretizados, ao longo dos dois anos de mestrado, os estágios em creche e jardim-de-infância. A temática em estudo centra-se no educuidar e nas relações de afetividade entre a equipa pedagógica e as crianças em contexto de Creche e Jardim-de-Infância. Este estudo tem como objetivos refletir sobre determinadas atitudes e estratégias pedagógicas que potenciem o educuidar em contexto de creche e jardim-de-infância, compreender e interpretar de que forma as educadoras promovem o educuidar nas suas práticas pedagógicas, enquanto prática que se funde na relação entre educar e cuidar, tendo como princípio os afetos, o respeito, as interações e um olhar centrado nas crianças e no que nos manifestam. A investigação em curso surgiu das observações e intervenções realizadas nos dois momentos de estágio, mais concretamente numa creche e num jardim-de-infância. A metodologia em que se enquadra o estudo apresentado insere-se no paradigma de natureza interpretativo, orientado por uma investigação qualitativa e que tem por base a abordagem da investigação-ação. Com o intuito de analisar, interpretar e refletir acerca das observações e intervenções realizadas, baseei-me e apoiei-me em notas de campo, registo fotográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes e reflexões pessoais. O projeto permitiu aprofundar os conhecimentos acerca da prática pedagógica do educuidar, considerando-a determinante para o desenvolvimento das crianças, a vários níveis. O educuidar pressupõe a conciliação entre a componente de educar e a componente de cuidar, valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança.The following Report on the Investigation Project derives from the end of a cycle – the Master’s degree on Pre-School Education. Thus, this report is a study and an analysis of the internships completed in a nursery and a kindergarten during the two years’ duration of the Master’s degree. The theme of this study focuses on the concept of educare and on the psychological relationships nurtured between the elements of the pedagogical team and the children on the nursery and/or kindergarten. Therefore, the main purposes of this study are to ponder on certain attitudes and pedagogical strategies which may cultivate the notion of educare and to interpret and understand the ways in which educators may cultivate and insert this notion upon their children. In addition, both must be done while remembering this practice emerges from the links between educating and caring, while having respect, affection and devotion as its main target. The methodology of this study is framed in an interpretative paradigm, guided by a qualitative methodology and having investigation-action as its main approach. Aiming to examine, interpret and reflect upon observations and interventions, I have focused my research on the previously gathered field notes, photographic recordings, documental analyses, semi structured interviews and personal points of view. Finally, and because of this project, I was able to expand my knowledge on the pedagogical practice of educare, while believing it to be fundamental to children’s development on various levels. Educare merges the concepts of educating and caring while creating a new notion which values the emotional bonds between adults and children.Moura, Ana Francisca da SilvaRepositório ComumInácio, Joana Sofia Mateus2019-10-07T13:09:38Z2019-092019-102019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29880TID:202287599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:59.358180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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