A equidade na investigação avaliativa com foco na cooperação em Saúde para o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, I
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hartz, Z
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25761/anaisihmt.54
Resumo: O objetivo do presente artigo é fazer uma síntese do conhecimento sobre a forma como o tema da equidade é abordado nas publicações sobre investigação avaliativa na cooperação para o desenvolvimento, de um ponto de vista intercultural.O número especial do Canadian Journal of Program Evaluation, Vol 30, No 3 (2015): “Decolonizing International Development Evaluation” [1] é com-posto por um conjunto de sete artigos originais, dos quais consideramos cinco para a presente síntese sobre as principais questões levantadas acerca do tema da equidade na investigação avaliativa. O número especial procura realçar a relevância das dimensões cultura e contexto para a avaliação realizada na área do desenvolvimento internacional. Uma das constatações prende-se com a existência de vários desafios para a descolonização da avaliação em contextos de desenvolvimento internacional, nomeadamente no que se refere aos parâmetros cultura e contexto. The aim of this paper is to summarize the knowledge about the different approaches to equity in publications on evaluative research in development cooperation from an intercultural lens. The special issue of the Canadian Journal of Program Evaluation, vol 30, No 3 (2015): "Decolonizing International Development Evaluation" consists of a set of seven original articles, and we consider five for the present synthesis on the main issues raised on the theme of equity in evaluative research. This special issue intends to highlight the relevance of the culture and context dimensions for the evaluation executed in the area of international development. One of the findings is the existence of several challenges for the decolonization of evaluation in international development contexts, in particular regarding culture and context.
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