Indicadores de desempenho e a accountability na Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Filipa Simões
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11021
Resumo: Podemos enquadrar na Nova Gestão Pública a ideia de uma visão mais centrada no cidadão, em que a intervenção deste pode limitar os abusos dos poderes políticos, uma vez que é obtido um maior nível de transparência na forma como os resultados são obtidos e mais accountability na gestão do bem público. De um modo mais quantitativo, usam-se indicadores de desempenho para avaliar a eficácia, eficiência e economia da gestão do município. Desta avaliação resultará a (in)satisfação do cidadão que vai ser repercutida quando este é chamado às urnas, para decidir a gestão de futuras prestações de serviços. Esta dissertação teve como objetivo estudar a relevância dos indicadores utilizados para avaliação do desempenho dos municípios, utilizando metodologias quantitativas, nomeadamente o método de regressão stepwise. As questões que estiveram na base da elaboração deste trabalho foram respondidas pelo estudo efetuado sendo que os indicadores mais influentes na classificação dos municípios, e que se repetem nos anos em análise, foram Dívidas a Terceiros por Habitante, Liquidez, Endividamento Líquido por Habitante, Diminuição dos Passivos Financeiros e Diminuição do Endividamento Líquido. O Resultado Operacional não é dos indicadores mais relevantes, ao contrário do Endividamento.
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