A influência do marketing digital no comportamento de compra online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18460 |
Resumo: | Com o desenvolvimento tecnológico, surge o consumo pelo canal online, o e-Commerce. Complementado a este consumo, surge o Marketing Digital, trazendo novas ferramentas que possibilitam às organizações uma maior interação com o consumidor, aproximando relações, bem como uma maior recolha de dados, de maneira a verificar as necessidades de cada indivíduo, conseguindo influenciar eficazmente e responder de forma rápida. Em contribuição, o Marketing Digital afeta severamente o comportamento de compra online. Tendo em conta o relatório CTT e-Commerce (2020) e o estudo realizado pela ACEPI (2020), indicam que em Portugal, os setores moda/beleza; produtos alimentares e bebidas e categorias de equipamentos para uso doméstico (setor informático/eletrodoméstico) foram os mais comprados online, este estudo tem como objetivo observar a influência digital no comportamento de compra online, assim como procurar entender as razões e motivações das mesmas, aliando tudo isto à intenção da repetição de compra, estratificada pelas gerações adultas. Com base neste pressuposto, foram formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Neste estudo de investigação observa-se que as principais razões para a compra online devem-se à conveniência/comodidade, seleção, informação disponível. Verificou-se que existe uma maior associação entre os valores hedónicos com a intenção da repetição de compra com a geração Z. Já a maior associação entre os valores utilitários com a intenção da recompra dá-se na geração Y. Também se verificou que a geração Z é a mais provável de voltar comprar pelo canal online. Por fim, verificou-se que o Marketing Digital e as suas ferramentas influenciam positivamente o comportamento de compra do consumidor online e que são as promoções e notificações personalizadas a cada consumidor que acabam por influenciar mais o mesmo. Ainda assim, a geração Z, no geral, é a mais influenciada digitalmente. |
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A influência do marketing digital no comportamento de compra onlineMarketing digitalE-commerceCanal onlineComportamento de compraRazões e motivações de compraDigital marketingE-commerceOnline channelBuying behaviorReasons and motivations to buyGestãoCom o desenvolvimento tecnológico, surge o consumo pelo canal online, o e-Commerce. Complementado a este consumo, surge o Marketing Digital, trazendo novas ferramentas que possibilitam às organizações uma maior interação com o consumidor, aproximando relações, bem como uma maior recolha de dados, de maneira a verificar as necessidades de cada indivíduo, conseguindo influenciar eficazmente e responder de forma rápida. Em contribuição, o Marketing Digital afeta severamente o comportamento de compra online. Tendo em conta o relatório CTT e-Commerce (2020) e o estudo realizado pela ACEPI (2020), indicam que em Portugal, os setores moda/beleza; produtos alimentares e bebidas e categorias de equipamentos para uso doméstico (setor informático/eletrodoméstico) foram os mais comprados online, este estudo tem como objetivo observar a influência digital no comportamento de compra online, assim como procurar entender as razões e motivações das mesmas, aliando tudo isto à intenção da repetição de compra, estratificada pelas gerações adultas. Com base neste pressuposto, foram formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Neste estudo de investigação observa-se que as principais razões para a compra online devem-se à conveniência/comodidade, seleção, informação disponível. Verificou-se que existe uma maior associação entre os valores hedónicos com a intenção da repetição de compra com a geração Z. Já a maior associação entre os valores utilitários com a intenção da recompra dá-se na geração Y. Também se verificou que a geração Z é a mais provável de voltar comprar pelo canal online. Por fim, verificou-se que o Marketing Digital e as suas ferramentas influenciam positivamente o comportamento de compra do consumidor online e que são as promoções e notificações personalizadas a cada consumidor que acabam por influenciar mais o mesmo. Ainda assim, a geração Z, no geral, é a mais influenciada digitalmente.With technological development, there is consumption through the online channel, e Commerce. Complemented to this consumption, Digital Marketing appears, bringing new tools that enable associations to have greater interaction with the consumer, bringing relationships together, as well as greater data collection, in order to verify the needs of each individual, managing to be effectively applied and respond quickly. In contribution, Digital Marketing severely affects online buying behavior. Taking into account the CTT e-Commerce report (2020) and the study carried out by ACEPI (2020), it indicates that in Portugal, the fashion / beauty sectors; food and beverage products and categories of equipment for household use (computer / home appliance sector) were the most purchased online, this study aims to observe the digital influence on online shopping behavior, as well as trying to understand the reasons and motivations of those eliminated, combining all this with the intention of repeat purchases, stratified by adult generations. Based on this assumption, a set of questions were formulated to answer the objectives of this study. The methodology adopted is an exploratory study, using a questionnaire. This research study must be done if the main reasons for online purchase are to be followed according to convenience/convenience, selection, available information. It was found that there is a greater association between hedonic values and the intention to buy purchase with generation Z. On the other hand, the greatest association between utilitarian values and the intention of repurchase occurs in generation Y. Generation Z was also found to be the most likely to come back to buy online. Finally, it was found that Digital Marketing and its tools positively influence the buying behavior of online consumers and that promotions and personalized notifications for each consumer end up influencing the consumer more. Still, Generation Z, overall, is the most digitally influenced.Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Filipa Manuel da Silva Santos Baptista da2021-09-22T09:50:23Z2021-06-112021-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18460TID:202767213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:05.948632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com o desenvolvimento tecnológico, surge o consumo pelo canal online, o e-Commerce. Complementado a este consumo, surge o Marketing Digital, trazendo novas ferramentas que possibilitam às organizações uma maior interação com o consumidor, aproximando relações, bem como uma maior recolha de dados, de maneira a verificar as necessidades de cada indivíduo, conseguindo influenciar eficazmente e responder de forma rápida. Em contribuição, o Marketing Digital afeta severamente o comportamento de compra online. Tendo em conta o relatório CTT e-Commerce (2020) e o estudo realizado pela ACEPI (2020), indicam que em Portugal, os setores moda/beleza; produtos alimentares e bebidas e categorias de equipamentos para uso doméstico (setor informático/eletrodoméstico) foram os mais comprados online, este estudo tem como objetivo observar a influência digital no comportamento de compra online, assim como procurar entender as razões e motivações das mesmas, aliando tudo isto à intenção da repetição de compra, estratificada pelas gerações adultas. Com base neste pressuposto, foram formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Neste estudo de investigação observa-se que as principais razões para a compra online devem-se à conveniência/comodidade, seleção, informação disponível. Verificou-se que existe uma maior associação entre os valores hedónicos com a intenção da repetição de compra com a geração Z. Já a maior associação entre os valores utilitários com a intenção da recompra dá-se na geração Y. Também se verificou que a geração Z é a mais provável de voltar comprar pelo canal online. Por fim, verificou-se que o Marketing Digital e as suas ferramentas influenciam positivamente o comportamento de compra do consumidor online e que são as promoções e notificações personalizadas a cada consumidor que acabam por influenciar mais o mesmo. Ainda assim, a geração Z, no geral, é a mais influenciada digitalmente. |
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