Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2816 |
Resumo: | O artigo apresenta uma experiência de ensino aprendizagem do modo escrito que se realiza na pré-primária e na primária em Barcelona nos últimos anos. Esta experiência apoiase em aspectos de desenvolvimento interpretados através de uma perspectiva constructivista sobre aprendizagem da escrita. Apoia-se, igualmente, em aspectos educativos sobre as condições que o ensino deveria cumprir considerando as competências das crianças em relação a actividades, materiais e textos. Completa-se a descrição com algumas achegas sobre a formação dos professores em actividade reflexiva sobre as condições referidas |
id |
RCAP_b84565e5777bc69a6484036d86cec99b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professoresTeaching of the written languageTextsTeacher trainingO artigo apresenta uma experiência de ensino aprendizagem do modo escrito que se realiza na pré-primária e na primária em Barcelona nos últimos anos. Esta experiência apoiase em aspectos de desenvolvimento interpretados através de uma perspectiva constructivista sobre aprendizagem da escrita. Apoia-se, igualmente, em aspectos educativos sobre as condições que o ensino deveria cumprir considerando as competências das crianças em relação a actividades, materiais e textos. Completa-se a descrição com algumas achegas sobre a formação dos professores em actividade reflexiva sobre as condições referidasResumen: Este capítulo presenta una experiencia de enseñanza y aprendizaje del lenguaje escrito que realizamos en escuelas de Educación Infantil y Primaria de Barcelona en los últimos años. Esta experiencia se apoya en aspectos evolutivos interpretados desde una perspectiva constructivista sobre el aprendizaje de la escritura, así como en aspectos educativos sobre las condiciones que la enseñanza debería cumplir considerando las competencias infantiles en relación a actividades, materiales y textos. La descripción se completa con aportaciones sobre la formación de los profesores en una actividad reflexiva sobre dichas condiciones.Abstract: This chapter presents an experiment in the teaching and learning of the written language carried out in nursery and elementary schools in Barcelona in recent years. This experiment is based on developmental aspects interpreted from a constructivist perspective of the learning of writing, as well as on educational aspects of requirements that should be fulfilled with regard to children’s competences concerning activities, materials and texts. The description is complemented with contributions on the training of teachers through an activity involving reflection on these requirements.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLTeberosky, Ana2013-10-29T12:12:54Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2816spaAna Teberosky (2011). Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores. Da Investigação às Práticas ,1 (1), 6-23.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:42:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:31.091228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
title |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
spellingShingle |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores Teberosky, Ana Teaching of the written language Texts Teacher training |
title_short |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
title_full |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
title_fullStr |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
title_full_unstemmed |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
title_sort |
Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores |
author |
Teberosky, Ana |
author_facet |
Teberosky, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teberosky, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching of the written language Texts Teacher training |
topic |
Teaching of the written language Texts Teacher training |
description |
O artigo apresenta uma experiência de ensino aprendizagem do modo escrito que se realiza na pré-primária e na primária em Barcelona nos últimos anos. Esta experiência apoiase em aspectos de desenvolvimento interpretados através de uma perspectiva constructivista sobre aprendizagem da escrita. Apoia-se, igualmente, em aspectos educativos sobre as condições que o ensino deveria cumprir considerando as competências das crianças em relação a actividades, materiais e textos. Completa-se a descrição com algumas achegas sobre a formação dos professores em actividade reflexiva sobre as condições referidas |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03 2011-03-01T00:00:00Z 2013-10-29T12:12:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/2816 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/2816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ana Teberosky (2011). Programar la leitura e la escrita: os textos as actividades, a criança e os professores. Da Investigação às Práticas ,1 (1), 6-23. 2182-1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133380892164096 |