O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Giselle Nunes Baptista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15928
Resumo: A presente pesquisa situa-se no campo da linguagem com foco na alfabetização e busco investigar as condições de produção de textos escritos por crianças na faixa etária de seis a oito anos de idade das séries iniciais do ensino fundamental. Analisando as mediações realizadas pela professora da turma e partindo do pressuposto de que a alfabetização pode ser concebida como um processo discursivo, a linguagem é vista como produção humana, histórica, cultural e como prática social. O trabalho, então, pretende discutir aspectos do ensino da língua escrita na escola em sua dimensão discursiva. Tem por objetivo principal compreender aspectos da proposta de produção de textos escritos trabalhada pela professora de uma turma de alfabetização e o lugar que ocupam as atividades de produção de textos escritos pelas crianças no processo de aprender a escrita. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem sócio-histórica, no âmbito da área de Ciências Humanas, no contexto da linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Debruço-me sobre os estudos de Bakhtin (2003) para o trabalho com uma concepção dialógica de linguagem e sobre Lev Vigotski (1989), para compreender o desenvolvimento das funções superiores do pensamento nas crianças. Tomo como aportes teóricos mais específicos estudos sobre alfabetização, leitura e escrita de Goulart (2016), que pesquisa o processo de aprendizagem do discurso escrito, materializado em forma de textos escritos e as marcas sociais e culturais dos sujeitos em diferentes momentos do processo de escolarização, e de Smolka (2012), que entende o processo de alfabetização como um processo discursivo. O material analisado nesta pesquisa foi gerado por meio da observação do trabalho pedagógico da professora na turma em sala de aula e por registros, relatórios e vídeos da própria professora
id UFF-2_ae30402c5f50c53916dbc0c08381048f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15928
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoLinguagemProdução de textos escritosLiteracyLanguageProduction of written textsA presente pesquisa situa-se no campo da linguagem com foco na alfabetização e busco investigar as condições de produção de textos escritos por crianças na faixa etária de seis a oito anos de idade das séries iniciais do ensino fundamental. Analisando as mediações realizadas pela professora da turma e partindo do pressuposto de que a alfabetização pode ser concebida como um processo discursivo, a linguagem é vista como produção humana, histórica, cultural e como prática social. O trabalho, então, pretende discutir aspectos do ensino da língua escrita na escola em sua dimensão discursiva. Tem por objetivo principal compreender aspectos da proposta de produção de textos escritos trabalhada pela professora de uma turma de alfabetização e o lugar que ocupam as atividades de produção de textos escritos pelas crianças no processo de aprender a escrita. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem sócio-histórica, no âmbito da área de Ciências Humanas, no contexto da linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Debruço-me sobre os estudos de Bakhtin (2003) para o trabalho com uma concepção dialógica de linguagem e sobre Lev Vigotski (1989), para compreender o desenvolvimento das funções superiores do pensamento nas crianças. Tomo como aportes teóricos mais específicos estudos sobre alfabetização, leitura e escrita de Goulart (2016), que pesquisa o processo de aprendizagem do discurso escrito, materializado em forma de textos escritos e as marcas sociais e culturais dos sujeitos em diferentes momentos do processo de escolarização, e de Smolka (2012), que entende o processo de alfabetização como um processo discursivo. O material analisado nesta pesquisa foi gerado por meio da observação do trabalho pedagógico da professora na turma em sala de aula e por registros, relatórios e vídeos da própria professoraThe present research studies language focusing the literacy process to investigate the conditions of texts production written by children from six to eight years old in the initial grades of elementary school. Analyzing the mediations performed by the class teacher and assuming that literacy can be conceived as a discursive process, language is seen as a human, historical, cultural and social practice. The work, therefore, intends to discuss aspects of teaching written language at school in its discursive dimension. Its main objective is to understand aspects of the proposal for the production of written texts worked by the teacher of a literacy class and the place occupied by the activities of producing texts written by children in the process of learning to write. It is a qualitative investigation with a socio-historical approach, within the scope of the Humanities area, in the context of Language, Culture and Formative Processes research line. The work is based on Bakhtin's studies(2003) to understand the a dialogical conception of language and on Lev Vigotski (1989) to understand the development of the higher functions of thought in children. Studies on literacy, reading and writing developed by Goulart (2016) also contributed to this research, to understand the process of written discourse learning, materialized as texts; the social and cultural marks of the subjects in different moments of the schooling process. The main study of Smolka (2012) conceiving the literacy process as a discursive one is the important background for the research. The material analysed in the study was generated by observing the teacher's pedagogical work in the classroom and by the teacher's own records, reports and videos121 fGoulart, Cecília M. A.Albuquerque, Andréa SerpaSantos, Andréa Pessôa dosBerenblum, Andrea SoniaAmorim, Giselle Nunes Baptista2020-11-13T13:24:18Z2020-11-13T13:24:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMORIM, Giselle Nunes Baptista. O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15928openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T21:14:25Zoai:app.uff.br:1/15928Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T21:14:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
title O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
spellingShingle O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
Amorim, Giselle Nunes Baptista
Alfabetização
Linguagem
Produção de textos escritos
Literacy
Language
Production of written texts
title_short O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
title_full O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
title_fullStr O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
title_full_unstemmed O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
title_sort O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização
author Amorim, Giselle Nunes Baptista
author_facet Amorim, Giselle Nunes Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goulart, Cecília M. A.
Albuquerque, Andréa Serpa
Santos, Andréa Pessôa dos
Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Giselle Nunes Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Linguagem
Produção de textos escritos
Literacy
Language
Production of written texts
topic Alfabetização
Linguagem
Produção de textos escritos
Literacy
Language
Production of written texts
description A presente pesquisa situa-se no campo da linguagem com foco na alfabetização e busco investigar as condições de produção de textos escritos por crianças na faixa etária de seis a oito anos de idade das séries iniciais do ensino fundamental. Analisando as mediações realizadas pela professora da turma e partindo do pressuposto de que a alfabetização pode ser concebida como um processo discursivo, a linguagem é vista como produção humana, histórica, cultural e como prática social. O trabalho, então, pretende discutir aspectos do ensino da língua escrita na escola em sua dimensão discursiva. Tem por objetivo principal compreender aspectos da proposta de produção de textos escritos trabalhada pela professora de uma turma de alfabetização e o lugar que ocupam as atividades de produção de textos escritos pelas crianças no processo de aprender a escrita. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem sócio-histórica, no âmbito da área de Ciências Humanas, no contexto da linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Debruço-me sobre os estudos de Bakhtin (2003) para o trabalho com uma concepção dialógica de linguagem e sobre Lev Vigotski (1989), para compreender o desenvolvimento das funções superiores do pensamento nas crianças. Tomo como aportes teóricos mais específicos estudos sobre alfabetização, leitura e escrita de Goulart (2016), que pesquisa o processo de aprendizagem do discurso escrito, materializado em forma de textos escritos e as marcas sociais e culturais dos sujeitos em diferentes momentos do processo de escolarização, e de Smolka (2012), que entende o processo de alfabetização como um processo discursivo. O material analisado nesta pesquisa foi gerado por meio da observação do trabalho pedagógico da professora na turma em sala de aula e por registros, relatórios e vídeos da própria professora
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-13T13:24:18Z
2020-11-13T13:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Giselle Nunes Baptista. O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15928
identifier_str_mv AMORIM, Giselle Nunes Baptista. O lugar da atividade de produção de textos escritos na sala de aula de alfabetização. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838683360919552