O individualismo: Do senso comum à dimensão cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carlos Alberto Alves
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3028
Resumo: O Autor procura analisar as consequências do Modelo de Hofstede para a gestão em Portugal, em especial da dimensão individualismo/Distância Hierárquica. Complementarmente, expõe as conclusões de um estudo mais recente (1991) realizado em três regiões de Portugal onde se verificou uma forte identidade cultural quanto a valores em relação 5i Vida e ao Trabalho. O conceito de Valor enquanto dimensão gerível pelo (corporate culturen é posto em causa, apontando-se como presumivelmente úteis os conceitos de Normas e/ou Crenças em relação ao Trabalho e as Organizações. O Autor procura ainda demonstrar a compatibilidade entre a dimensão cultural-individualismo, proposta por Hofstede, e o trabalho em equipa. Por fim defende que a mudança de uma (corporate culture)) só se pode realizar do exterior actuando privilegiadamente sobre sistemas e estruturas.
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