Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Carla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Morais, Maria de Fátima, Martins, Fernanda, Miranda, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2179
Resumo: Procura-se analisar as competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, considerando-se o ano de escolaridade e género. A avaliação das competências criativas realizou-se através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adaptada a Portugal por Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
id RCAP_b85d98abfdd4f32edb7fc48a67897943
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino BásicoCriatividadeClima criativoCriançasGéneroEscolaCreativityCreative climateChildrenGenreSchool.Faculdade de Artes e HumanidadesProcura-se analisar as competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, considerando-se o ano de escolaridade e género. A avaliação das competências criativas realizou-se através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adaptada a Portugal por Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.The purpose is to analyze the creative competences and representations of creative climate in the classroom in 164 students of the 2nd and 4th year of the 1st cycle of Basic Education, distributed by year of schooling and gender. The evaluation of creative competencies was done using the methodology of evaluation of creative products and to evaluate the representations the scale was used "Climate for Creativity in Classroom" (Fleith & Alencar, 2005, adapted to Portugal by Dias, 2014. The results indicate that students of the 4th year show better performance in most of the creative competences and perceive more autonomy in the classroom. As for gender, there were no differences in the creative achievement, with girls perceiving more positively some dimensions of the climate in the classroom.Instituto Superior Politécnico GayaDigitUMaLeite, CarlaMorais, Maria de FátimaMartins, FernandaMiranda, Lúcia2018-11-22T09:47:14Z2018-052018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2179porLeite, C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Número Temático: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, RELAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, Volume XXII, nº 1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-26T03:36:24Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:56.844824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
Leite, Carla
Criatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Creativity
Creative climate
Children
Genre
School
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Leite, Carla
author_facet Leite, Carla
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Miranda, Lúcia
author_role author
author2 Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Miranda, Lúcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Carla
Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Miranda, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Creativity
Creative climate
Children
Genre
School
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Criatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Creativity
Creative climate
Children
Genre
School
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Procura-se analisar as competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, considerando-se o ano de escolaridade e género. A avaliação das competências criativas realizou-se através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adaptada a Portugal por Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T09:47:14Z
2018-05
2018-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2179
url http://hdl.handle.net/10400.13/2179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leite, C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Número Temático: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, RELAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, Volume XXII, nº 1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920028278784