Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Carla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Morais, Maria de Fátima, Martins, F., Miranda, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57725
Resumo: No mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
id RCAP_cb1fb5ed89b1c275396538c67e5e9b90
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino BásicoCriatividadeClima criativoCriançasGéneroEscolaCiências Sociais::PsicologiaNo mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoLeite, CarlaMorais, Maria de FátimaMartins, F.Miranda, Lúcia20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57725porLeite, C., Morais, M. F., Martins. F., & Miranda, L. C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 140-154.0874-2391http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:18:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:30.143569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
Leite, Carla
Criatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Leite, Carla
author_facet Leite, Carla
Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
Miranda, Lúcia
author_role author
author2 Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
Miranda, Lúcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Carla
Morais, Maria de Fátima
Martins, F.
Miranda, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Ciências Sociais::Psicologia
topic Criatividade
Clima criativo
Crianças
Género
Escola
Ciências Sociais::Psicologia
description No mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57725
url https://hdl.handle.net/1822/57725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leite, C., Morais, M. F., Martins. F., & Miranda, L. C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 140-154.
0874-2391
http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132195326001152