Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/57725 |
Resumo: | No mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula. |
id |
RCAP_cb1fb5ed89b1c275396538c67e5e9b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57725 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino BásicoCriatividadeClima criativoCriançasGéneroEscolaCiências Sociais::PsicologiaNo mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula.CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoLeite, CarlaMorais, Maria de FátimaMartins, F.Miranda, Lúcia20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57725porLeite, C., Morais, M. F., Martins. F., & Miranda, L. C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 140-154.0874-2391http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:18:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:30.143569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico Leite, Carla Criatividade Clima criativo Crianças Género Escola Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Leite, Carla |
author_facet |
Leite, Carla Morais, Maria de Fátima Martins, F. Miranda, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Maria de Fátima Martins, F. Miranda, Lúcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Carla Morais, Maria de Fátima Martins, F. Miranda, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Clima criativo Crianças Género Escola Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Criatividade Clima criativo Crianças Género Escola Ciências Sociais::Psicologia |
description |
No mundo atual é indiscutível a necessidade de investir no desenvolvimento do potencial criativo. Um dos contextos que tem suscitado um número significativo de estudos sobre criatividade é o educativo e, especialmente, o escolar. Os primeiros anos de escolaridade correspondem a um período potencialmente rico para tal investimento sendo, consequentemente, um período no qual a é útil a avaliação de criatividade e de representações face a um ambiente criativo em sala de aula. O presente trabalho procura analisar competências criativas e representações de clima criativo na sala de aula em 164 alunos do 2º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais especificamente, quer-se explorar cada uma destas variáveis por ano de escolaridade e por género. A avaliação de competências criativas foi feita através da metodologia de avaliação de produtos criativos e para a avaliar as representações usou-se a escala “Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005) na sua versão adaptada a Portugal (Dias, 2014). Os resultados indicam que alunos do 4º ano mostram melhor desempenho na maioria das competências criativas e percecionam mais autonomia em sala de aula. Quanto ao género, não houve diferenças na realização criativa, percecionando as raparigas mais positivamente algumas dimensões do clima em sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/57725 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/57725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leite, C., Morais, M. F., Martins. F., & Miranda, L. C. (2018). Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 22 (1), 140-154. 0874-2391 http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132195326001152 |