Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabio Sousa da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3096
Resumo: A cabala foi aprendida durante milênios apenas por homens judeus com idade superior a quarenta anos. Historicamente, após longo trajeto, expandiu-se no século XX pelo mundo, abrindo-se a pessoas de diversas idades e ambos os sexos. A inovação pedagógica, com foco na aprendizagem visando saída do modelo escolar fabril, tem buscado hodiernamente em ambientes educacionais anômalos a este parâmetro soluções para o impasse limitador da repetição. Em que a aprendizagem de cabala, investigada a partir de aulas em Petrolina, Pernambuco, Brasil, pode significar inovação pedagógica para seus atores educacionais? Há inovação pedagógica neste ambiente de aprendizagem de cabala? O objetivo desta pesquisa é justamente responder a estas questões. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem etnográfica, tendo como formas de coletas de dados a observação participante, amparada no diário de campo e entrevistas abertas, com objetivo de compreender os fenômenos encontrados com campo de pesquisa. O recolhimento, a análise e a intepretação dos dados, possibilitou concluir que as aulas de cabala realmente tinha uma metodologia diferente das aulas tradicionais, os conteúdos das aulas são direcionados pelo que os aprendizes desejam aprender, em ambientes mais informais possíveis (divergentes do tradicional nos círculos cabalísticos orientados pelo judaísmo); que os aprendizes tinham liberdade para questionar e discutir os assuntos, no entanto, não existia um trabalho colaborativo, não era estimulada a autonomia dos alunos, mesmo sendo uma aula de discussão e reflexão; o professor ainda era visto como o detentor do conhecimento, mesmo o rabino desejando trazer uma forma diferenciada de aprendizagem; infelizmente não foi possível encontrar inovação pedagógica nas aulas de cabala ministradas na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco.
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