Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3096 |
Resumo: | A cabala foi aprendida durante milênios apenas por homens judeus com idade superior a quarenta anos. Historicamente, após longo trajeto, expandiu-se no século XX pelo mundo, abrindo-se a pessoas de diversas idades e ambos os sexos. A inovação pedagógica, com foco na aprendizagem visando saída do modelo escolar fabril, tem buscado hodiernamente em ambientes educacionais anômalos a este parâmetro soluções para o impasse limitador da repetição. Em que a aprendizagem de cabala, investigada a partir de aulas em Petrolina, Pernambuco, Brasil, pode significar inovação pedagógica para seus atores educacionais? Há inovação pedagógica neste ambiente de aprendizagem de cabala? O objetivo desta pesquisa é justamente responder a estas questões. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem etnográfica, tendo como formas de coletas de dados a observação participante, amparada no diário de campo e entrevistas abertas, com objetivo de compreender os fenômenos encontrados com campo de pesquisa. O recolhimento, a análise e a intepretação dos dados, possibilitou concluir que as aulas de cabala realmente tinha uma metodologia diferente das aulas tradicionais, os conteúdos das aulas são direcionados pelo que os aprendizes desejam aprender, em ambientes mais informais possíveis (divergentes do tradicional nos círculos cabalísticos orientados pelo judaísmo); que os aprendizes tinham liberdade para questionar e discutir os assuntos, no entanto, não existia um trabalho colaborativo, não era estimulada a autonomia dos alunos, mesmo sendo uma aula de discussão e reflexão; o professor ainda era visto como o detentor do conhecimento, mesmo o rabino desejando trazer uma forma diferenciada de aprendizagem; infelizmente não foi possível encontrar inovação pedagógica nas aulas de cabala ministradas na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco. |
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Ambiente de aprendizagem de cabala e a inovação pedagógicaCabalaAprendizagem de cabalaAmbiente de aprendizagemInovação pedagógicaKabbalahLearning of kabbalahLearning environmentPedagogical innovationCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA cabala foi aprendida durante milênios apenas por homens judeus com idade superior a quarenta anos. Historicamente, após longo trajeto, expandiu-se no século XX pelo mundo, abrindo-se a pessoas de diversas idades e ambos os sexos. A inovação pedagógica, com foco na aprendizagem visando saída do modelo escolar fabril, tem buscado hodiernamente em ambientes educacionais anômalos a este parâmetro soluções para o impasse limitador da repetição. Em que a aprendizagem de cabala, investigada a partir de aulas em Petrolina, Pernambuco, Brasil, pode significar inovação pedagógica para seus atores educacionais? Há inovação pedagógica neste ambiente de aprendizagem de cabala? O objetivo desta pesquisa é justamente responder a estas questões. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem etnográfica, tendo como formas de coletas de dados a observação participante, amparada no diário de campo e entrevistas abertas, com objetivo de compreender os fenômenos encontrados com campo de pesquisa. O recolhimento, a análise e a intepretação dos dados, possibilitou concluir que as aulas de cabala realmente tinha uma metodologia diferente das aulas tradicionais, os conteúdos das aulas são direcionados pelo que os aprendizes desejam aprender, em ambientes mais informais possíveis (divergentes do tradicional nos círculos cabalísticos orientados pelo judaísmo); que os aprendizes tinham liberdade para questionar e discutir os assuntos, no entanto, não existia um trabalho colaborativo, não era estimulada a autonomia dos alunos, mesmo sendo uma aula de discussão e reflexão; o professor ainda era visto como o detentor do conhecimento, mesmo o rabino desejando trazer uma forma diferenciada de aprendizagem; infelizmente não foi possível encontrar inovação pedagógica nas aulas de cabala ministradas na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco.Kabbalah was learned for millennia only by Jewish men over the age of forty. Historically, after a long journey, it expanded in the twentieth century through the world, opening up to people of diverse ages and both sexes. The pedagogical innovation, with a focus on learning aiming at getting out of the factory school model, has nowadays sought in anomalous educational environments to this parameter solutions to the limiting repetitive impasse. In which the learning of Kabbalah, investigated from classes in Petrolina, Pernambuco, Brazil, can mean pedagogical innovation for its educational actors? Is there pedagogical innovation in this Kabbalah learning environment? The purpose of this research is precisely to answer these questions. The ethnographic approach was used as research methodology, taking as participatory observation data, supported in the field diary and open interviews, in order to understand the phenomena found with the field of research. The recollection, analysis and interpretation of the data made it possible to conclude that the lessons of cabals really had a different methodology from the traditional classes, the contents of the lessons are directed by what the learners wish to learn, in more informal environments (divergent from traditional Kabbalistic circles guided by Judaism), that the learners were free to question and discuss the subjects, however, there was no collaborative work, the students' autonomy was not stimulated, even though it was a class of discussion and reflection, the teacher still seen as the holder of knowledge, even the rabbi wishing to bring a differentiated form of learning, unfortunately it was not possible to find Pedagogical Innovation in the Kabbalah lessons taught in the city of Petrolina, in the state of Pernambuco.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaSilva, Fabio Sousa da2021-02-02T21:49:49Z2020-06-22T00:00:00Z2020-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3096202581608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:56.894143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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