O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52268 |
Resumo: | O estudo da gramática, tal como o da leitura, sempre foi considerado uma área central do ensino da língua portuguesa. Recentemente, os programas oficiais e os livros didáticos entendem-no não só como conhecimento formal, mas também como base para a promoção de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Neste quadro, o objetivo deste artigo será o de verificar até que ponto, após a adoção de livros didáticos para o Ensino Básico (no ano escolar de 2013/2014), houve uma adaptação a novas conceções e práticas de ensino de línguas. Em termos mais específicos, sem desconsiderar a discussão sobre os objetivos e as metodologias de ensino de gramática, este estudo caracteriza a natureza de gramática na escola, sobretudo através da análise de metodologias, atividades, conteúdos e formas de avaliação. |
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