O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Carvalho da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52268
Resumo: O estudo da gramática, tal como o da leitura, sempre foi considerado uma área central do ensino da língua portuguesa. Recentemente, os programas oficiais e os livros didáticos entendem-no não só como conhecimento formal, mas também como base para a promoção de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Neste quadro, o objetivo deste artigo será o de verificar até que ponto, após a adoção de livros didáticos para o Ensino Básico (no ano escolar de 2013/2014), houve uma adaptação a novas conceções e práticas de ensino de línguas. Em termos mais específicos, sem desconsiderar a discussão sobre os objetivos e as metodologias de ensino de gramática, este estudo caracteriza a natureza de gramática na escola, sobretudo através da análise de metodologias, atividades, conteúdos e formas de avaliação.
id RCAP_b86a745a69fae4f78a57719c1a14f639
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliaçãoEnsino do PortuguêsEducação linguísticaGramáticaAvaliaçãoHumanidades::Línguas e LiteraturasO estudo da gramática, tal como o da leitura, sempre foi considerado uma área central do ensino da língua portuguesa. Recentemente, os programas oficiais e os livros didáticos entendem-no não só como conhecimento formal, mas também como base para a promoção de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Neste quadro, o objetivo deste artigo será o de verificar até que ponto, após a adoção de livros didáticos para o Ensino Básico (no ano escolar de 2013/2014), houve uma adaptação a novas conceções e práticas de ensino de línguas. Em termos mais específicos, sem desconsiderar a discussão sobre os objetivos e as metodologias de ensino de gramática, este estudo caracteriza a natureza de gramática na escola, sobretudo através da análise de metodologias, atividades, conteúdos e formas de avaliação.CIED - UMinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAxioma - Publicações da Faculdade de FilosofiaUniversidade do MinhoSilva, António Carvalho da20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52268porSilva, A. C. (2016). O domínio da gramática em manuais de Português: método(s), atividades, conteúdos, avaliação. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 20(1), 137-1580874-0321http://www.rphumanidades.braga.ucp.pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:38.661170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
title O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
spellingShingle O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
Silva, António Carvalho da
Ensino do Português
Educação linguística
Gramática
Avaliação
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
title_full O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
title_fullStr O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
title_full_unstemmed O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
title_sort O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação
author Silva, António Carvalho da
author_facet Silva, António Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do Português
Educação linguística
Gramática
Avaliação
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino do Português
Educação linguística
Gramática
Avaliação
Humanidades::Línguas e Literaturas
description O estudo da gramática, tal como o da leitura, sempre foi considerado uma área central do ensino da língua portuguesa. Recentemente, os programas oficiais e os livros didáticos entendem-no não só como conhecimento formal, mas também como base para a promoção de habilidades de leitura, escrita e oralidade. Neste quadro, o objetivo deste artigo será o de verificar até que ponto, após a adoção de livros didáticos para o Ensino Básico (no ano escolar de 2013/2014), houve uma adaptação a novas conceções e práticas de ensino de línguas. Em termos mais específicos, sem desconsiderar a discussão sobre os objetivos e as metodologias de ensino de gramática, este estudo caracteriza a natureza de gramática na escola, sobretudo através da análise de metodologias, atividades, conteúdos e formas de avaliação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52268
url http://hdl.handle.net/1822/52268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, A. C. (2016). O domínio da gramática em manuais de Português: método(s), atividades, conteúdos, avaliação. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 20(1), 137-158
0874-0321
http://www.rphumanidades.braga.ucp.pt/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132670673813504