A mobilização de saberes no ensino da gramática em sala de aula de português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Edilza Aquino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39463
Resumo: Este estudo se desenvolveu com o objetivo principal de investigar, através do discurso do professor, a mobilização de saberes no ensino da gramática em sala de aula de Português língua estrangeira (PLE). Neste sentido, com base no agir linguageiro proveniente das cenas de sala de aula, da entrevista de explicitação e da situação de autorreflexão realizadas com os docentes colaboradores da pesquisa, 1) identificamos como o professor de PLE representa a aula de gramática e se representa nela; 2) analisamos os saberes mobilizados pelo professor no contexto de ensino de gramática em sala de aula de PLE; 3) analisamos que modalizações marcam discursivamente as avaliações do professor sobre os saberes que envolvem o ensino de gramática em sala de aula de PLE e 4) analisamos de que ordem são as intenções e os impedimentos do professor de PLE frente às práticas de ensino de gramática em sala de aula de PLE. Ancoramo-nos no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2004, 2008), nas noções de saberes a ensinar e para o ensino (HOFSTETTER E SCHNEUWLY, 2004) e no refinamento desses tipos de saberes realizado por Leurquin (2018) e no conceito de modalizadores do agir professoral (LEURQUIN, 2013). Elegemos, no que diz respeito as categorias analíticas, o conteúdo temático e os mundos representados, os saberes a ensinar e os saberes para o ensino, as modalizações e os modalizadores do agir professoral. O resultado da análise revelou que as representações de uma aula de gramática presentes no discurso do professor em sala de aula resvalam diretamente nos saberes a ensinar e nos saberes para o ensino que são mobilizados. Durante a entrevista de explicitação, as avaliações sobre estes saberes são marcadas nas verbalizações dos professores através de modalizações apreciativas e de modalizações pragmáticas, em maior ocorrência. Também, verificamos que as autorreflexões das docentes apontam para intenções, conflitos e impedimentos quanto a um ensino gramatical articulado às práticas linguageiras. Por fim, observamos que a ação interpretativa do agir, através de dispositivos que geram a verbalização sobre fatos vividos e que possibilitam autorreflexões sobre todo o processo didático, é capaz de mobilizar no professor a tomada de consciência quanto às suas intenções, seus conflitos e os impedimentos presentes nas práticas de ensino da gramática.
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Neste sentido, com base no agir linguageiro proveniente das cenas de sala de aula, da entrevista de explicitação e da situação de autorreflexão realizadas com os docentes colaboradores da pesquisa, 1) identificamos como o professor de PLE representa a aula de gramática e se representa nela; 2) analisamos os saberes mobilizados pelo professor no contexto de ensino de gramática em sala de aula de PLE; 3) analisamos que modalizações marcam discursivamente as avaliações do professor sobre os saberes que envolvem o ensino de gramática em sala de aula de PLE e 4) analisamos de que ordem são as intenções e os impedimentos do professor de PLE frente às práticas de ensino de gramática em sala de aula de PLE. Ancoramo-nos no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2004, 2008), nas noções de saberes a ensinar e para o ensino (HOFSTETTER E SCHNEUWLY, 2004) e no refinamento desses tipos de saberes realizado por Leurquin (2018) e no conceito de modalizadores do agir professoral (LEURQUIN, 2013). Elegemos, no que diz respeito as categorias analíticas, o conteúdo temático e os mundos representados, os saberes a ensinar e os saberes para o ensino, as modalizações e os modalizadores do agir professoral. O resultado da análise revelou que as representações de uma aula de gramática presentes no discurso do professor em sala de aula resvalam diretamente nos saberes a ensinar e nos saberes para o ensino que são mobilizados. Durante a entrevista de explicitação, as avaliações sobre estes saberes são marcadas nas verbalizações dos professores através de modalizações apreciativas e de modalizações pragmáticas, em maior ocorrência. Também, verificamos que as autorreflexões das docentes apontam para intenções, conflitos e impedimentos quanto a um ensino gramatical articulado às práticas linguageiras. Por fim, observamos que a ação interpretativa do agir, através de dispositivos que geram a verbalização sobre fatos vividos e que possibilitam autorreflexões sobre todo o processo didático, é capaz de mobilizar no professor a tomada de consciência quanto às suas intenções, seus conflitos e os impedimentos presentes nas práticas de ensino da gramática.Cette étude s’est développée ayant l’objectif principal d’investiguer à travers le discours du professeur, la mobilisation de savoirs dans l’enseignement de grammaire dans la salle de classe de Portugais Langue Etrangère (PLE). En ce sens, basé sur l’agir du langage venant des scènes de la salle de classe, de l’interview d’explicitation et de la situation d’autoréflexion réalisées avec les enseignants colaborateurs de la recherche, 1) nous identifions comme le professeur de PLE représente le cours de grammaire et se représente dans ce cours ; 2) nous analysons les savoirs mobilisés par le professeur dans le contexte d’enseignement de grammaire dans la salle de classe de PLE ; 3) nous analysons quelles modalisations marquent discursevement les évaluations du professeur sur les savoirs qui concernent l’enseignement de grammaire dans la salle de classe de PLE et 4) nous analysons de quel ordre sont les intentions et les empêchements du professeur de PLE devant les pratiques de l’enseignement de grammaire dans la salle de classe de PLE. Nous nous basons sur le cadre théorique et méthodologique de L’interactionnisme Sociodiscursif (BRONCKART 1999, 2004, 2008), sur les notions de savoirs pour enseigner et pour l’enseignement (HOFSTETTER E SCHNEUWLY, 2004) et sur le raffinement de ces types de savoirs réalisés par Leurquin (2018) et sur le concept de modaliseurs de l’agir professionnel (LEURQUIN, 2013). Nous choisissons, dans le domaine des catégories analytiques, le contenu thématique et les mondes répresentés, les savoirs pour enseigner et les savoirs pour l’enseignement, les modalisations et les modalisateurs de l’agir de l’enseignant. Le résultat de l’analyse a révélé que les répresentations d’un cours de grammaire présentes dans le discours du professeur dans la salle de classe glissent directement sur les savoirs pour enseigner et sur les savoirs pour l’enseignement qui sont mobilisés. Pendant l’interview de l’explicitation, les évaluations sur ces savoirs sont marquées dans les verbalisations des professeurs à travers les modalisations appréciatives et de modalisations pragmatiques dans une occurence plus grande. Nous vérifions aussi que les autoréflexions des enseignants indiquent les intentions, les conflits et les empêchements par rapport un enseignement grammatical articulé aux pratiques du langage. Finalement, nous observons que l’action interpretative de l’agir à travers les dispositifs qui gèrent la verbalisation sur les faits vécus et qui permettent des autoréflexions sur tout le processus didactique, est capable de mobiliser dans le professeur la prise de conscience par rapport à ses relations, ses conflits et les empêchements présents dans les pratiques de l’enseignement de la grammaire.Leurquin, Eulália Vera Lúcia FragaSousa, Ana Edilza Aquino de2019-02-07T17:28:46Z2019-02-07T17:28:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Ana Edilza Aquino de. 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