Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10248 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_b8745d4d3fa260c5b6b62bfba4046336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10248 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestreTelevisãoTelevisão Digital Terrestre (TDT)Evoluções TecnológicasSwitch-Off AnalógicoConsumo de TelevisãoFragmentação das AudiênciasInvestimento PublicitárioProdução de ConteúdosTelevision (TV)Digital Terrestrial Television (DTT)Technological Evolution,Analogue Switch-Off (ASO)TV ConsumptionFragmentation of AudiencesAdvertising InvestmentContent ProductionMestrado em MarketingA experiência televisiva em Portugal está a mudar. Com efeito, a passagem da era analógica para a era digital faz com que as potencialidades oferecidas pela televisão aproximem a experiência televisiva da navegação na Internet. A passagem para a era digital é marcada pelo switch-off da televisão analógica agendado, a nível europeu, para o ano de 2012. Este trabalho pretende por um lado, perceber quais serão as novas formas de consumo de televisão por parte dos telespectadores e por outro, tentar antecipar como é que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto poderão encontrar novas formas de financiamento num meio que, muito brevemente, será totalmente digital. Será também objecto de estudo, analisar o grau de conhecimento e de possível utilização das novas potencialidades associadas à TDT por parte dos telespectadores. Foram enviados questionários a decisores de operadoras nacionais de televisão de sinal aberto, de empresas de distribuição de conteúdos, de agências de publicidade e de anunciantes, obtendo-se uma amostra de 26 respondentes em 32 inquiridos. Com base na análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é fundamental por um lado, integrar o telespectador na passagem para a era digital e por outro, conseguir que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto encontrem novas formas de aproveitamento do investimento publicitário. Uma conclusão importante deste trabalho é ter ficado claro que a grande arma das televisões para ultrapassar os desafios futuros se mantém quase inalterável: é o foco na produção, na criatividade, na inovação e na modernidade dos conteúdos.Television in Portugal is under change. Digital is gaining momentum, allowing for an internet like experience and leaving the analogue era behind. In 2012 analogue will be switched-off Europe wide. This paper intends to understand new ways of consumption on behalf of viewers, if any, and to anticipate how Free-To-Air (FTA) national TV operators will be able to finance its operations, given that from production to reception everything will be digital. We will also analyse viewers' understanding of the Digital Terrestrial Television (DTT) and possible uses of the innovations associated. Questionnaires were sent to decision-makers of FTA national TV operators, to content distributors, advertising agencies, with a 26 response to 32 inquired. From the analysed data, we understand that it is essential to guide the viewer in the conversion from analogue to digital TV, and that FTA national TV operators find new means to benefit from advertising investment. It has also been made clear that TV operators' greatest asset hasn't changed; focus must be on production, creativity, innovation and novelty of content.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSousa, Maria Pires Marques Gomes de2015-11-24T09:30:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10248porSousa, Maria Pires Marques Gomes de (2011). "Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:42.619107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
title |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
spellingShingle |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre Sousa, Maria Pires Marques Gomes de Televisão Televisão Digital Terrestre (TDT) Evoluções Tecnológicas Switch-Off Analógico Consumo de Televisão Fragmentação das Audiências Investimento Publicitário Produção de Conteúdos Television (TV) Digital Terrestrial Television (DTT) Technological Evolution, Analogue Switch-Off (ASO) TV Consumption Fragmentation of Audiences Advertising Investment Content Production |
title_short |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
title_full |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
title_fullStr |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
title_full_unstemmed |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
title_sort |
Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre |
author |
Sousa, Maria Pires Marques Gomes de |
author_facet |
Sousa, Maria Pires Marques Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Pires Marques Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Televisão Digital Terrestre (TDT) Evoluções Tecnológicas Switch-Off Analógico Consumo de Televisão Fragmentação das Audiências Investimento Publicitário Produção de Conteúdos Television (TV) Digital Terrestrial Television (DTT) Technological Evolution, Analogue Switch-Off (ASO) TV Consumption Fragmentation of Audiences Advertising Investment Content Production |
topic |
Televisão Televisão Digital Terrestre (TDT) Evoluções Tecnológicas Switch-Off Analógico Consumo de Televisão Fragmentação das Audiências Investimento Publicitário Produção de Conteúdos Television (TV) Digital Terrestrial Television (DTT) Technological Evolution, Analogue Switch-Off (ASO) TV Consumption Fragmentation of Audiences Advertising Investment Content Production |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2015-11-24T09:30:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10248 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria Pires Marques Gomes de (2011). "Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131049847947264 |