Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Pires Marques Gomes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10248
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_b8745d4d3fa260c5b6b62bfba4046336
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestreTelevisãoTelevisão Digital Terrestre (TDT)Evoluções TecnológicasSwitch-Off AnalógicoConsumo de TelevisãoFragmentação das AudiênciasInvestimento PublicitárioProdução de ConteúdosTelevision (TV)Digital Terrestrial Television (DTT)Technological Evolution,Analogue Switch-Off (ASO)TV ConsumptionFragmentation of AudiencesAdvertising InvestmentContent ProductionMestrado em MarketingA experiência televisiva em Portugal está a mudar. Com efeito, a passagem da era analógica para a era digital faz com que as potencialidades oferecidas pela televisão aproximem a experiência televisiva da navegação na Internet. A passagem para a era digital é marcada pelo switch-off da televisão analógica agendado, a nível europeu, para o ano de 2012. Este trabalho pretende por um lado, perceber quais serão as novas formas de consumo de televisão por parte dos telespectadores e por outro, tentar antecipar como é que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto poderão encontrar novas formas de financiamento num meio que, muito brevemente, será totalmente digital. Será também objecto de estudo, analisar o grau de conhecimento e de possível utilização das novas potencialidades associadas à TDT por parte dos telespectadores. Foram enviados questionários a decisores de operadoras nacionais de televisão de sinal aberto, de empresas de distribuição de conteúdos, de agências de publicidade e de anunciantes, obtendo-se uma amostra de 26 respondentes em 32 inquiridos. Com base na análise dos dados recolhidos, concluiu-se que é fundamental por um lado, integrar o telespectador na passagem para a era digital e por outro, conseguir que as operadoras nacionais de televisão de sinal aberto encontrem novas formas de aproveitamento do investimento publicitário. Uma conclusão importante deste trabalho é ter ficado claro que a grande arma das televisões para ultrapassar os desafios futuros se mantém quase inalterável: é o foco na produção, na criatividade, na inovação e na modernidade dos conteúdos.Television in Portugal is under change. Digital is gaining momentum, allowing for an internet like experience and leaving the analogue era behind. In 2012 analogue will be switched-off Europe wide. This paper intends to understand new ways of consumption on behalf of viewers, if any, and to anticipate how Free-To-Air (FTA) national TV operators will be able to finance its operations, given that from production to reception everything will be digital. We will also analyse viewers' understanding of the Digital Terrestrial Television (DTT) and possible uses of the innovations associated. Questionnaires were sent to decision-makers of FTA national TV operators, to content distributors, advertising agencies, with a 26 response to 32 inquired. From the analysed data, we understand that it is essential to guide the viewer in the conversion from analogue to digital TV, and that FTA national TV operators find new means to benefit from advertising investment. It has also been made clear that TV operators' greatest asset hasn't changed; focus must be on production, creativity, innovation and novelty of content.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSousa, Maria Pires Marques Gomes de2015-11-24T09:30:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10248porSousa, Maria Pires Marques Gomes de (2011). "Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:42.619107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
title Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
spellingShingle Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
Sousa, Maria Pires Marques Gomes de
Televisão
Televisão Digital Terrestre (TDT)
Evoluções Tecnológicas
Switch-Off Analógico
Consumo de Televisão
Fragmentação das Audiências
Investimento Publicitário
Produção de Conteúdos
Television (TV)
Digital Terrestrial Television (DTT)
Technological Evolution,
Analogue Switch-Off (ASO)
TV Consumption
Fragmentation of Audiences
Advertising Investment
Content Production
title_short Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
title_full Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
title_fullStr Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
title_full_unstemmed Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
title_sort Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre
author Sousa, Maria Pires Marques Gomes de
author_facet Sousa, Maria Pires Marques Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Pires Marques Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Televisão Digital Terrestre (TDT)
Evoluções Tecnológicas
Switch-Off Analógico
Consumo de Televisão
Fragmentação das Audiências
Investimento Publicitário
Produção de Conteúdos
Television (TV)
Digital Terrestrial Television (DTT)
Technological Evolution,
Analogue Switch-Off (ASO)
TV Consumption
Fragmentation of Audiences
Advertising Investment
Content Production
topic Televisão
Televisão Digital Terrestre (TDT)
Evoluções Tecnológicas
Switch-Off Analógico
Consumo de Televisão
Fragmentação das Audiências
Investimento Publicitário
Produção de Conteúdos
Television (TV)
Digital Terrestrial Television (DTT)
Technological Evolution,
Analogue Switch-Off (ASO)
TV Consumption
Fragmentation of Audiences
Advertising Investment
Content Production
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-24T09:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10248
url http://hdl.handle.net/10400.5/10248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Maria Pires Marques Gomes de (2011). "Experiência televisiva em Portugal : atitudes e expectativas face à televisão digital terrestre". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131049847947264