O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça, Andreia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5238
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b8c9321fcb7bbb474df6b2978637ff64
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas criançasEquipaTrabalho cooperativoCriançaMetodologia qualitativaTeamCooperative workChildrenQualitative methodologyRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório é o resultado de um trabalho prático e teórico em dois contextos socioeducativos: Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvido através da Prática Profissional Supervisionada. O objetivo deste relatório é realizar uma análise reflexiva da prática nos dois contextos, partindo da sua caracterização para a definição de intenções pedagógicas adequadas que promovam o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Foi através da realização desta caraterização no decorrer da minha prática, que surge o tema da problemática que considerei ser mais significativo - O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças. Este tema sempre foi do meu interesse pessoal e profissional, por considerar o trabalho cooperativo entre a equipa essencial para a vida em sociedade e, por defender que este método de trabalho deve ser desenvolvido na educação de infância onde estes conceitos são transmitidos às crianças. O principal objetivo da problemática foi investigar na ação, o impacto da cooperação entre os elementos da equipa nas crianças, através da compreensão e apropriação das conceções da equipa sobre o tema e numa intervenção positiva e cooperativa com a equipa e com as crianças. Por outro lado pretendi, com esta investigação na prática, adquirir e aprofundar conhecimentos e estratégias com vista à melhoria, numa perspetiva de formação, de uma ação pedagógica de qualidade na minha futura profissão enquanto educadora de infância. Esta investigação sobre a prática sobre o tema da problemática foi desenvolvida com base na metodologia qualitativa.Abstract This report is the result of a theoretical and practical work in two socio-educational contexts: Nursery and Kindergarten, developed through a Supervised Professional Practice. The goal of this report is to perform a reflexive analysis of the practice in both contexts, starting from its characterization in order to define the proper pedagogical intentions that promote the development and learning of the children. The subject that I considered to be the most significant arose during my practice when writing the characterization – The educational team’s job as a promoter of cooperation within the children. This subject has always been a personal and professional interest of mine as I consider the cooperative work within the team to be essential for life in society and because I believe that this work method should be developed in the early childhood education, when these concepts are passed along to children. The main goal was to investigate the impact of the cooperation between members of the educative team on the children. In order to do this I focused on comprehending and appropriating the conceptions of the team relating to the subject and in a positive and cooperative intervention with the team and the children. On the other hand, my intentions with this investigation were to acquire and deepen my knowledge and strategies as to improve, formation-wise, my own quality as a future professional. This investigation on the practice was developed based on a qualitative methodology.Rosa, ManuelaRCIPLVilaça, Andreia Ferreira2015-10-05T10:46:50Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5238TID:201356635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:32.462756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
title O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
spellingShingle O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
Vilaça, Andreia Ferreira
Equipa
Trabalho cooperativo
Criança
Metodologia qualitativa
Team
Cooperative work
Children
Qualitative methodology
title_short O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
title_full O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
title_fullStr O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
title_full_unstemmed O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
title_sort O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
author Vilaça, Andreia Ferreira
author_facet Vilaça, Andreia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça, Andreia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Equipa
Trabalho cooperativo
Criança
Metodologia qualitativa
Team
Cooperative work
Children
Qualitative methodology
topic Equipa
Trabalho cooperativo
Criança
Metodologia qualitativa
Team
Cooperative work
Children
Qualitative methodology
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T10:46:50Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5238
TID:201356635
url http://hdl.handle.net/10400.21/5238
identifier_str_mv TID:201356635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403306524672