“Bósnia, minha pátria ferida”: trauma, pós-memória e representação em 'Filha da Guerra'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17287 |
Resumo: | A relação entre trauma, memória e representação é tanto estreita quanto problemática, conflitual e aporética. Se, por um lado, memória e representação são mutuamente constitutivas, representação e trauma, por outro, são dois conceitos antagónicos; senão mesmo mutuamente exclusivos. Através da análise do filme Filha da Guerra (Jasmila Zbanic, 2006), e com base em teorias da memória e nos estudos de género, este artigo procura perceber de que forma a guerra da Bósnia é representada e recordada no presente pósconflito, de que modo o trauma é articulado através da representação cinematográfica e, por fim, em que medida é possível pensar as memórias de género como “contra-memória” às narrativas hegemónicas da guerra e da violência. |
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“Bósnia, minha pátria ferida”: trauma, pós-memória e representação em 'Filha da Guerra'MemóriaTraumaRepresentaçãoGéneroGuerra da BósniaJasmila ZbanicMemoryTraumaRepresentationGenderBosnian WarA relação entre trauma, memória e representação é tanto estreita quanto problemática, conflitual e aporética. Se, por um lado, memória e representação são mutuamente constitutivas, representação e trauma, por outro, são dois conceitos antagónicos; senão mesmo mutuamente exclusivos. Através da análise do filme Filha da Guerra (Jasmila Zbanic, 2006), e com base em teorias da memória e nos estudos de género, este artigo procura perceber de que forma a guerra da Bósnia é representada e recordada no presente pósconflito, de que modo o trauma é articulado através da representação cinematográfica e, por fim, em que medida é possível pensar as memórias de género como “contra-memória” às narrativas hegemónicas da guerra e da violência.The relationship between trauma, memory and representation is as intimate as aporetic, contentious and problematic. If memory and representation are, on the one hand, mutually constitutive, representation and trauma, on the other, are antagonic, if not mutually exclusive concepts. Focusing on Esma’s Secret (Jasmila Zbanic, 2006), and drawing from theories on memory and gender studies, this article inquires into the way the Bosnian war is recalled and represented in the post-conflict present, i.e. how trauma is articulated through filmic representation, and finally, the extent to which it is possible to think of gendered memories as “counter-memories” to the hegemonic discourse of war and violence.Asociación Argentina de Estudios de Cine y AudiovisualVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAgostinho, Daniela2015-04-22T14:16:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17287porAGOSTINHO, Daniela - “Bósnia, minha pátria ferida”: trauma, pós-memória e representação em 'Filha da Guerra'. Imagofagia [Em linha]. 7 (2013). Disponível na Internet: http://www.asaeca.org/imagofagia/sitio/index.php?option=com_content&view=article&id=277:bosnia-minha-patria-ferida-trauma-pos-memoria-e-representacao-em-filha-da-guerra&catid=50:numero-7&Itemid=144 . ISSN: 1852-95501852-9550info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:27.197393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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