Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Luís Miguel do Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6489
Resumo: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
id RCAP_b8d67075320863c0d37216ff9c3bcc62
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º cicloBanda sonoraSonoplastiaImprovisaçãoComposição musicalCriatividadeTrabalho cooperativoAprendizagens musicaisAprendizagens sociaisRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioSoundtrackSound designImprovisationMusical compositionCreativityCooperative workMusical learningSocial learningMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoA composição de bandas sonoras para pequenos filmes de animação, constituiu um desafio apelativo para promover uma prática criativa, no âmbito das aulas de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico. Implementado com uma turma do sexto ano de escolaridade ao longo de onze aulas, este projeto pretendeu fomentar um conjunto significativo de aprendizagens musicais e estimular, por via do trabalho cooperativo, uma vertente mais colaborativa da criatividade dos alunos. Partindo de sessões de improvisação planeada, os alunos exploraram diferentes formas e técnicas de se expressarem musicalmente, com o objetivo de criar um produto musical que valorizasse o filme de animação. São vários os conceitos teóricos mobilizados para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho. Se por um lado os conceitos de banda sonora, de sonoplastia, de improvisação e de composição musical, são desde logo indissociáveis do universo que é explorado, por outro lado, conceitos como os de criatividade e de criatividade colaborativa são centrais para a compreensão do processo criativo. A Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman constitui-se como referencial para a avaliação das composições, e são ainda convocados conceitos relacionados com a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A investigação de caráter qualitativo, desenvolvida paralelamente, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram realizadas pelos alunos ao longo do processo de composição. O tratamento dos dados recolhidos permitiu concluir que a composição de bandas sonoras, em contexto de trabalho cooperativo, favorece um conjunto significativo de aprendizagens musicais e sociais, ainda que os produtos composicionais dos alunos estejam ligeiramente aquém do que seria expetável neste nível etário.The musical composition of soundtracks for short films of animation, was an appealing challenge to promote a creative practice within the Music Education classes, from the 2nd cycle of basic education. Implemented with a class of sixthgraders during eleven classes, this project sought to foster a significant set of musical learning and encourage, through cooperative work, a more collaborative aspect of students' creativity. Starting from a planned improvisation sessions, students explored different ways and techniques to express themselves musically, with the goal of creating a musical product that valued the animated film. Several theoretical concepts are mobilized to support and frame this study. If on one hand the concepts of soundtrack, sound editing, improvisation and musical composition, are inseparable from the thematic explored in this work, on the other hand, concepts like the creativity and collaborative creativity are central to understanding the creative process. The Spiral of Musical Development by Swanwick and Tillman was established as a benchmark for the evaluation of the compositions, and still are called concepts related to the dynamics of cooperative work and peer learning, namely the concept of Zone of Proximal Development by Vygotsky. A qualitative investigation was developed in parallel, which sought to identify the musical and social learning that were performed by the students throughout the writing process. The treatment of the data collected showed that the composition of soundtracks, in the context of cooperative work, favors a significant number of musical and social learning, although the compositional products of the students are slightly below what would be expected in this age level.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalGodinho, José CarlosRepositório ComumVitorino, Luís Miguel do Nascimento2014-06-16T14:35:01Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6489TID:201682095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:46.595645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
title Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
spellingShingle Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
Vitorino, Luís Miguel do Nascimento
Banda sonora
Sonoplastia
Improvisação
Composição musical
Criatividade
Trabalho cooperativo
Aprendizagens musicais
Aprendizagens sociais
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Soundtrack
Sound design
Improvisation
Musical composition
Creativity
Cooperative work
Musical learning
Social learning
title_short Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
title_full Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
title_fullStr Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
title_full_unstemmed Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
title_sort Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo
author Vitorino, Luís Miguel do Nascimento
author_facet Vitorino, Luís Miguel do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, José Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Luís Miguel do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Banda sonora
Sonoplastia
Improvisação
Composição musical
Criatividade
Trabalho cooperativo
Aprendizagens musicais
Aprendizagens sociais
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Soundtrack
Sound design
Improvisation
Musical composition
Creativity
Cooperative work
Musical learning
Social learning
topic Banda sonora
Sonoplastia
Improvisação
Composição musical
Criatividade
Trabalho cooperativo
Aprendizagens musicais
Aprendizagens sociais
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Soundtrack
Sound design
Improvisation
Musical composition
Creativity
Cooperative work
Musical learning
Social learning
description Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-16T14:35:01Z
2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6489
TID:201682095
url http://hdl.handle.net/10400.26/6489
identifier_str_mv TID:201682095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135322325385216