A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Íris Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87446
Resumo: O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.
id RCAP_b8de199c3b6b8b24161110948c29f281
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodalCommunication in early childhood education in a multimodal perspectiveCriançasEducação de infânciaMultimodalidadeRepertórios semióticos multimodaisMultiletramentosChildrenChildhood educationMultimodalityMultimodal semiotic repertoiresMultiliteraciesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.The article aims to characterize the communicative activity of children in a context of preschool education in Portugal as inherently multimodal, in which the results of an action research, informed and supported by the multimodality approach, are presented, making some associations with the theory of multiliteracies, pointing the data to the relevance of reconceptualizing the development of communication in early childhood education as embracing the development of multimodal semiotic repertoires and not exclusively of the oral and written modes of verbal language.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoDomingues, Ana Isabel de AzevedoPereira, Íris Susana20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87446porA.I.A. Domingues, & Pereira, I. S. P. (2022) A educação de infância numa perspectiva multimodal. Revista Zero-a-Seis, 24(46), 1168-1195.1980-451210.5007/1980-4512.2022.e89785https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89785info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:29:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:36.295251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
Communication in early childhood education in a multimodal perspective
title A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
spellingShingle A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Crianças
Educação de infância
Multimodalidade
Repertórios semióticos multimodais
Multiletramentos
Children
Childhood education
Multimodality
Multimodal semiotic repertoires
Multiliteracies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
title_full A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
title_fullStr A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
title_full_unstemmed A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
title_sort A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
author Domingues, Ana Isabel de Azevedo
author_facet Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Pereira, Íris Susana
author_role author
author2 Pereira, Íris Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Pereira, Íris Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação de infância
Multimodalidade
Repertórios semióticos multimodais
Multiletramentos
Children
Childhood education
Multimodality
Multimodal semiotic repertoires
Multiliteracies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Crianças
Educação de infância
Multimodalidade
Repertórios semióticos multimodais
Multiletramentos
Children
Childhood education
Multimodality
Multimodal semiotic repertoires
Multiliteracies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87446
url https://hdl.handle.net/1822/87446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv A.I.A. Domingues, & Pereira, I. S. P. (2022) A educação de infância numa perspectiva multimodal. Revista Zero-a-Seis, 24(46), 1168-1195.
1980-4512
10.5007/1980-4512.2022.e89785
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89785
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318765137920