A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87446 |
Resumo: | O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal. |
id |
RCAP_b8de199c3b6b8b24161110948c29f281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87446 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodalCommunication in early childhood education in a multimodal perspectiveCriançasEducação de infânciaMultimodalidadeRepertórios semióticos multimodaisMultiletramentosChildrenChildhood educationMultimodalityMultimodal semiotic repertoiresMultiliteraciesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.The article aims to characterize the communicative activity of children in a context of preschool education in Portugal as inherently multimodal, in which the results of an action research, informed and supported by the multimodality approach, are presented, making some associations with the theory of multiliteracies, pointing the data to the relevance of reconceptualizing the development of communication in early childhood education as embracing the development of multimodal semiotic repertoires and not exclusively of the oral and written modes of verbal language.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoDomingues, Ana Isabel de AzevedoPereira, Íris Susana20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87446porA.I.A. Domingues, & Pereira, I. S. P. (2022) A educação de infância numa perspectiva multimodal. Revista Zero-a-Seis, 24(46), 1168-1195.1980-451210.5007/1980-4512.2022.e89785https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89785info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:29:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:36.295251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal Communication in early childhood education in a multimodal perspective |
title |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal |
spellingShingle |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal Domingues, Ana Isabel de Azevedo Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiletramentos Children Childhood education Multimodality Multimodal semiotic repertoires Multiliteracies Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal |
title_full |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal |
title_fullStr |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal |
title_full_unstemmed |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal |
title_sort |
A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal |
author |
Domingues, Ana Isabel de Azevedo |
author_facet |
Domingues, Ana Isabel de Azevedo Pereira, Íris Susana |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Íris Susana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Ana Isabel de Azevedo Pereira, Íris Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiletramentos Children Childhood education Multimodality Multimodal semiotic repertoires Multiliteracies Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiletramentos Children Childhood education Multimodality Multimodal semiotic repertoires Multiliteracies Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/87446 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/87446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
A.I.A. Domingues, & Pereira, I. S. P. (2022) A educação de infância numa perspectiva multimodal. Revista Zero-a-Seis, 24(46), 1168-1195. 1980-4512 10.5007/1980-4512.2022.e89785 https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136318765137920 |