A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Íris Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87601
Resumo: O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.
id RCAP_f0de7b0a04b13032fd66b30c47f6eb58
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87601
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodalCriançasEducação de infânciaMultimodalidadeRepertórios semióticos multimodaisMultiliteraciasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)Universidade do MinhoDomingues, Ana Isabel de AzevedoPereira, Íris Susana20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87601porDomingues, A. I. de A., & Pereira, I. S. P. (2023) A teoria da multimodalidade e a educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora. Cadernos de Educação de Infância, 128, 34-43.2182-8369info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:30:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:40.377798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
title A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
spellingShingle A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Crianças
Educação de infância
Multimodalidade
Repertórios semióticos multimodais
Multiliteracias
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
title_full A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
title_fullStr A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
title_full_unstemmed A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
title_sort A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
author Domingues, Ana Isabel de Azevedo
author_facet Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Pereira, Íris Susana
author_role author
author2 Pereira, Íris Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Pereira, Íris Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação de infância
Multimodalidade
Repertórios semióticos multimodais
Multiliteracias
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Crianças
Educação de infância
Multimodalidade
Repertórios semióticos multimodais
Multiliteracias
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87601
url https://hdl.handle.net/1822/87601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Domingues, A. I. de A., & Pereira, I. S. P. (2023) A teoria da multimodalidade e a educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora. Cadernos de Educação de Infância, 128, 34-43.
2182-8369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136442850476032