Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18100
Resumo: O presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual.
id RCAP_b915144b5fec09bedcc22a0c70505cf8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de casoConhecimento espiritualAprendizagem escolarRelação pedagógicaLaço socialAlteridadeSpiritual knowledgeSchool-based learningPedagogical relationshipSocial bondAlterityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual.The present work, entitled "Spiritual knowledge and social bond - a case study", corresponds to a master's thesis focused on the role of school education as far as the promotion of relational skills associated to spiritual knowledge is concerned. Starting from the conviction that spiritual skills are increasingly relevant in training children and young adults, we were impelled to know how this area is contemplated in the formal documents of school. Therefore, we chose a framework of analysis situated in the area of Educational Sciences, finding specific relevance in the areas of Social Pedagogy, Psychology, Anthropology and all the axiological Education. In practical terms we opted for a case study approach, bearing in mind the reality of a concrete school (CNSR), in order to measure the relevance of the theme of spirituality in its official documents and also in its teaching methods, so as to measure the perception of actors, educators and students about this topic. The collected and analyzed data reinforced the former conviction, establishing a set of enhancing conclusions on the need of creating relational experiences able to promote social bonds, that is to say – in this specific context - spiritual knowledge.Baptista, IsabelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da2015-07-29T14:41:17Z2015-04-3020152015-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18100TID:201491036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:34:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:08.950467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
title Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
spellingShingle Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da
Conhecimento espiritual
Aprendizagem escolar
Relação pedagógica
Laço social
Alteridade
Spiritual knowledge
School-based learning
Pedagogical relationship
Social bond
Alterity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
title_full Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
title_fullStr Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
title_full_unstemmed Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
title_sort Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
author Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da
author_facet Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Isabel
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento espiritual
Aprendizagem escolar
Relação pedagógica
Laço social
Alteridade
Spiritual knowledge
School-based learning
Pedagogical relationship
Social bond
Alterity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento espiritual
Aprendizagem escolar
Relação pedagógica
Laço social
Alteridade
Spiritual knowledge
School-based learning
Pedagogical relationship
Social bond
Alterity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29T14:41:17Z
2015-04-30
2015
2015-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18100
TID:201491036
url http://hdl.handle.net/10400.14/18100
identifier_str_mv TID:201491036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131831347445760