Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18100 |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual. |
id |
RCAP_b915144b5fec09bedcc22a0c70505cf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18100 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de casoConhecimento espiritualAprendizagem escolarRelação pedagógicaLaço socialAlteridadeSpiritual knowledgeSchool-based learningPedagogical relationshipSocial bondAlterityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual.The present work, entitled "Spiritual knowledge and social bond - a case study", corresponds to a master's thesis focused on the role of school education as far as the promotion of relational skills associated to spiritual knowledge is concerned. Starting from the conviction that spiritual skills are increasingly relevant in training children and young adults, we were impelled to know how this area is contemplated in the formal documents of school. Therefore, we chose a framework of analysis situated in the area of Educational Sciences, finding specific relevance in the areas of Social Pedagogy, Psychology, Anthropology and all the axiological Education. In practical terms we opted for a case study approach, bearing in mind the reality of a concrete school (CNSR), in order to measure the relevance of the theme of spirituality in its official documents and also in its teaching methods, so as to measure the perception of actors, educators and students about this topic. The collected and analyzed data reinforced the former conviction, establishing a set of enhancing conclusions on the need of creating relational experiences able to promote social bonds, that is to say – in this specific context - spiritual knowledge.Baptista, IsabelVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da2015-07-29T14:41:17Z2015-04-3020152015-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18100TID:201491036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:34:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:08.950467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
title |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
spellingShingle |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da Conhecimento espiritual Aprendizagem escolar Relação pedagógica Laço social Alteridade Spiritual knowledge School-based learning Pedagogical relationship Social bond Alterity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
title_full |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
title_fullStr |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
title_sort |
Conhecimento espiritual e laço social : aprender a ser, sendo para lá do ser : estudo de caso |
author |
Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da |
author_facet |
Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Isabel Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maria Joana Rosado Pinto Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento espiritual Aprendizagem escolar Relação pedagógica Laço social Alteridade Spiritual knowledge School-based learning Pedagogical relationship Social bond Alterity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conhecimento espiritual Aprendizagem escolar Relação pedagógica Laço social Alteridade Spiritual knowledge School-based learning Pedagogical relationship Social bond Alterity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho, intitulado “Conhecimento espiritual e laço social – um estudo de caso”, corresponde a uma dissertação de mestrado centrada no papel da educação escolar na formação integral dos jovens, em particular na promoção de competências relacionais associadas ao conhecimento espiritual. Partindo da convicção de que as competências de ordem espiritual são cada vez mais relevantes na formação das crianças e jovens, quisemos saber de que forma essa área de formação se encontra contemplada nos projetos educativos das escolas. No seguimento desta preocupação, recorremos a um quadro de análise situado na área das Ciências da Educação, convocando em particular argumentos da Pedagogia Social, da Psicologia, da Antropologia e da Axiologia Educacional. Em termos práticos, optámos por uma aproximação de um estudo de caso, tendo em referência a realidade de uma escola em concreto (CNSR) e de modo a poder aferir sobre a presença da temática da espiritualidade nos seus documentos oficiais e nas suas práticas pedagógicas, tentando igualmente aferir sobre a perceção dos atores, educadores e educandos. Os dados recolhidos e analisados vieram reforçar a convicção de partida, permitindo concluir sobre a necessidade de promoção de experiências relacionais potenciadoras de laço social, o que, neste contexto de problematização, é o mesmo que dizer de conhecimento espiritual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29T14:41:17Z 2015-04-30 2015 2015-04-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/18100 TID:201491036 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/18100 |
identifier_str_mv |
TID:201491036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131831347445760 |