A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Sofia Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15774
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_b9194d1ce471287c9978b2c92f8f72e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-EscolarPrática Profissional SupervisionadaPré-EscolarLivrosLeituraContagem de históriasSupervised professional practicePreschoolBooksReadingStorytellingRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), inserida do plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar, do ano letivo 2021/2022, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). O mesmo tem como objetivo a partilha e exposição de evidências e situações experienciadas ao longo da minha prática profissional de uma forma reflexiva e fundamentada. O período de intervenção decorreu de 18 de outubro a 18 de fevereiro, em contexto de educação pré-escolar, com crianças entre os 3 e os 6 anos. Este trabalho adquire uma natureza investigativa, centrando-se no papel e importância da leitura/contagem de histórias nas crianças do presente contexto, surgindo assim o objetivo principal da investigação: compreender qual o papel dos livros e a leitura/contagem de histórias, bem como a sua importância na sala de atividades de educação pré-escolar. A investigação trata-se de um estudo de caso, de cariz qualitativo, onde foram utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como: observação, entrevista à educadora cooperante e às crianças e questionários às famílias. A metodologia de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo e a construção de gráficos e tabelas. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças têm bons hábitos de leitura tanto em casa como no jardim de infância. As famílias e a educadora cooperante reconhecem a importância que a leitura/contagem de histórias tem nas crianças, afirmando que contribui positivamente para o seu desenvolvimento e aprendizagem a nível linguístico e cognitivo. O relatório é acompanhado por um portefólio de aprendizagem, onde constam todas as reflexões realizadas no decorrer da prática profissional, registos de observação e planificação de atividades.ABSTRACT This report was written within the scope of the curricular unit Supervised Professional Practice II (PPSII), part of the study plan of the Master's Degree in Pre- School Education, school year 2021/2022, Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). This article aims at sharing and exposing evidence and situations experienced during my professional practice in a reflective and grounded way. The intervention period took place from October 18 to February 18, in a preschool education setting, with children aged 3 to 6 years old. This work has an investigative nature, focusing on the role and importance of reading/storytelling for children in this context, thus emerging the main objective of the research: to understand the role of books and reading/storytelling, as well as their importance in the preschool education activity room. The research is a qualitative case study, where several data collection tools and techniques were used, such as observation, interviews with the cooperating teacher and children, and questionnaires with families. The data analysis methodology used was content analysis and the construction of graphs and tables. The results obtained showed that children have good reading habits both at home and in kindergarten. Families and the cooperating educator recognize the importance that reading/storytelling has on children, stating that it contributes positively to their development and learning at the linguistic and cognitive level. The report is accompanied by a learning portfolio, which includes all the reflections made during the professional practice, observation records and activity planningLino, DalilaRCIPLCosta, Inês Sofia Silva2023-03-08T14:49:38Z2022-07-262022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15774TID:203195345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.364457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
title A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
spellingShingle A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
Costa, Inês Sofia Silva
Prática Profissional Supervisionada
Pré-Escolar
Livros
Leitura
Contagem de histórias
Supervised professional practice
Preschool
Books
Reading
Storytelling
title_short A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
title_full A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
title_fullStr A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
title_full_unstemmed A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
title_sort A importância da leitura/contagem de histórias na sala de atividades do Pré-Escolar
author Costa, Inês Sofia Silva
author_facet Costa, Inês Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Inês Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Profissional Supervisionada
Pré-Escolar
Livros
Leitura
Contagem de histórias
Supervised professional practice
Preschool
Books
Reading
Storytelling
topic Prática Profissional Supervisionada
Pré-Escolar
Livros
Leitura
Contagem de histórias
Supervised professional practice
Preschool
Books
Reading
Storytelling
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
2022-07-26T00:00:00Z
2023-03-08T14:49:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15774
TID:203195345
url http://hdl.handle.net/10400.21/15774
identifier_str_mv TID:203195345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506713944064