Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Rita David
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1477
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de educação pré-escolar
id RCAP_ee67cd29c79c08f3a7298ec6afcfdac1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolareducação pré-escolarcomportamentos emergentes de leituraprática supervisionadapreschool educationemergent reading behaviorssupervised practiceRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de educação pré-escolarO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e obtenção do grau de mestre. Neste documento é apresentado o trabalho que foi desenvolvido durante o ano letivo 2014/15, incluindo os dois estágios em (creche e jardim de infância), integrando de forma coesa a investigação realizada na prática supervisionada em Educação Pré-escolar – “comportamentos Emergentes de Leitura em Pré-escolar”. Os intervenientes no estudo, para além de mim própria (investigadora participante), são oito crianças de quatro anos de idade fazendo parte do grupo no qual decorreu o estágio de prática supervisionada em Jardim de Infância. Como metodologia investigativa recorri à investigação-ação de forma a melhorar as minhas competências profissionais. Como técnicas e Instrumentos de recolha de dados foram utilizados o questionário, observação direta, registo fotográfico e análise documental. Os principais objetivos desta investigação foram: reconhecer comportamentos emergentes de leitura em crianças de pré-escolar e identificar estratégias de promoção de comportamentos emergentes de leitura em Jardim de Infância. Ao longo do trabalho, será apresentada a investigação teórica interligando-a com o trabalho desenvolvido na prática, que me permitiu concluir que os contactos precoces com a leitura e a escrita em idade pré-escolar são fundamentais para uma futura aprendizagem formal.This internship report was carried out within the course of Teaching Practice in Early Childhood Education - Kindergarten for completion of the Master in Pre-school education and obtain a master's degree. In this report we present the work that was developed during the school year 2014/15, including two internships, one at nursery school, and the second one in the kindergarten, cohesively integrating the research project carried out in supervised practice in Preschool Education - "Emerging reading behaviors in Kindergarten ". The participants in the study, besides myself (participant researcher), were eight children with four years old that integrated the group with whom I developed our supervised teaching practice in kindergarten. I resorted to the action-research methodology in order to obtain better results, and to improve my professional skills. As techniques and data collection instruments were used in the questionnaire, direct observation, photographic and document analysis. The main objectives of this research were: to recognize emergent reading behaviors in preschool children and identify promotion strategies of emerging reading behaviors in kindergarten. Throughout the work, the theoretical research will be presented in connection with the work carried out throughout the initial teaching practice, which allowed me to conclude that early contacts with reading and writing in kindergarten are essential for a future formal learning.Santos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémClemente, Rita David2016-05-21T17:17:28Z2016-01-192016-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1477TID:201062216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.481145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
title Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
spellingShingle Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
Clemente, Rita David
educação pré-escolar
comportamentos emergentes de leitura
prática supervisionada
preschool education
emergent reading behaviors
supervised practice
title_short Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
title_full Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
title_fullStr Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
title_full_unstemmed Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
title_sort Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolar
author Clemente, Rita David
author_facet Clemente, Rita David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Rita David
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar
comportamentos emergentes de leitura
prática supervisionada
preschool education
emergent reading behaviors
supervised practice
topic educação pré-escolar
comportamentos emergentes de leitura
prática supervisionada
preschool education
emergent reading behaviors
supervised practice
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-21T17:17:28Z
2016-01-19
2016-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1477
TID:201062216
url http://hdl.handle.net/10400.15/1477
identifier_str_mv TID:201062216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027606708224