A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, André Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13459
Resumo: A preocupação com o ambiente tem vindo cada vez mais a aumentar, não apenas na população em geral, mas também pelos governos e entidades reguladoras de cada país. Deste modo, os diversos governos e entidades reguladoras têm implementado diversas medidas e incentivos fiscais com o objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável, tentando influenciar e mudar alguns dos hábitos de consumo dos contribuintes. Este estudo tem como objetivo geral contribuir para um melhor conhecimento da fiscalidade verde e analisar se esta tem tido e/ou pode ter um papel determinante, para criar um planeta mais sustentável e amigo do ambiente, analisando ainda se a fiscalidade verde pode ser um determinante na adoção de melhores padrões de consumo. Foi no início de 2015, que surgiu em Portugal, pela primeira vez, um diploma - Lei nº 82-D/2014, de 31 2 de dezembro - que teve a particularidade de juntar um conjunto de normas de fiscalidade no contexto ambiental. Deste diploma surgiram um conjunto de normas relacionadas com os veículos elétricos e híbridos Plug-in que se mostraram bastante apelativas para os contribuintes portugueses. Na concretização deste estudo partiu-se da análise da taxa de crescimento dos veículos elétricos e híbridos Plug-in em Portugal e na correlação entre o crescimento das vendas com os diversos incentivos fiscais que têm vindo a ser adotados nos últimos anos em Portugal. Foi então elaborado um questionário a alunos e docentes da área económica de forma a conhecer qual a sua opinião sobre cinco dos principais incentivos fiscais à aquisição de veículos elétricos e/ou híbridos Plug-in, cujos resultados foram objeto de comparação com os resultados do paper realizado por Borrego (2016b), que de certa forma realizou uma investigação idêntica à deste trabalho, mas sobre os contabilistas certificados.
id RCAP_b91f661a03180a128382af5217bd488a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveisMESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADEVEÍCULOS HÍBRIDOSINCENTIVOS FISCAISECONOMIA CIRCULARENERGIAS RENOVÁVEISCONTABILIDADEHYBRID VEHICLESTAX INCENTIVESCIRCULAR ECONOMYRENEWABLE ENERGIESACCOUNTINGA preocupação com o ambiente tem vindo cada vez mais a aumentar, não apenas na população em geral, mas também pelos governos e entidades reguladoras de cada país. Deste modo, os diversos governos e entidades reguladoras têm implementado diversas medidas e incentivos fiscais com o objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável, tentando influenciar e mudar alguns dos hábitos de consumo dos contribuintes. Este estudo tem como objetivo geral contribuir para um melhor conhecimento da fiscalidade verde e analisar se esta tem tido e/ou pode ter um papel determinante, para criar um planeta mais sustentável e amigo do ambiente, analisando ainda se a fiscalidade verde pode ser um determinante na adoção de melhores padrões de consumo. Foi no início de 2015, que surgiu em Portugal, pela primeira vez, um diploma - Lei nº 82-D/2014, de 31 2 de dezembro - que teve a particularidade de juntar um conjunto de normas de fiscalidade no contexto ambiental. Deste diploma surgiram um conjunto de normas relacionadas com os veículos elétricos e híbridos Plug-in que se mostraram bastante apelativas para os contribuintes portugueses. Na concretização deste estudo partiu-se da análise da taxa de crescimento dos veículos elétricos e híbridos Plug-in em Portugal e na correlação entre o crescimento das vendas com os diversos incentivos fiscais que têm vindo a ser adotados nos últimos anos em Portugal. Foi então elaborado um questionário a alunos e docentes da área económica de forma a conhecer qual a sua opinião sobre cinco dos principais incentivos fiscais à aquisição de veículos elétricos e/ou híbridos Plug-in, cujos resultados foram objeto de comparação com os resultados do paper realizado por Borrego (2016b), que de certa forma realizou uma investigação idêntica à deste trabalho, mas sobre os contabilistas certificados.There has been a growing concern about environment, not only among the general population, but also by the governments and regulatory bodies of each country. Thus, a number of measures have been implemented as well as tax incentives with the aim of contributing to a more sustainable planet, trying to influence and change some of the taxpayers' consumption habits. This study is intended to contribute to a better understanding of green taxation and analyze whether it has had and/or can have a decisive role in creating a more sustainable and environmentally friendly planet, while also analyzing whether green taxation can be a determinant in the adoption of better consumption patterns. It was in early 2015 that, for the first time in Portugal, a law - Law No. 82-D/2014 of December 31, 2014 – passed. It had the specificity of bringing together a set of tax rules in the environmental context. Stemming from this law, a set of rules related to electric and Plug-in hybrid vehicles that were quite appealing to Portuguese taxpayers were created. To carry out this study, the growth rate of electric and Plug-in hybrid vehicles in Portugal and the correlation between the growth of sales with the various tax incentives that have been adopted in recent years in the country were analyzed. A questionnaire was then prepared to students and teachers of the economic area in order to know their opinion on five of the main tax incentives for the acquisition of electric vehicles and/or Plug-in hybrids, whose results were compared with that of the paper conducted by Borrego (2016b), which carried out somewhat identical research to this work, based on certified accountants, however.2023-01-13T14:35:45Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13459TID:203157362porLouro, André Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:05.123279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
title A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
spellingShingle A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
Louro, André Simões
MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
VEÍCULOS HÍBRIDOS
INCENTIVOS FISCAIS
ECONOMIA CIRCULAR
ENERGIAS RENOVÁVEIS
CONTABILIDADE
HYBRID VEHICLES
TAX INCENTIVES
CIRCULAR ECONOMY
RENEWABLE ENERGIES
ACCOUNTING
title_short A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
title_full A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
title_fullStr A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
title_full_unstemmed A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
title_sort A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis
author Louro, André Simões
author_facet Louro, André Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louro, André Simões
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
VEÍCULOS HÍBRIDOS
INCENTIVOS FISCAIS
ECONOMIA CIRCULAR
ENERGIAS RENOVÁVEIS
CONTABILIDADE
HYBRID VEHICLES
TAX INCENTIVES
CIRCULAR ECONOMY
RENEWABLE ENERGIES
ACCOUNTING
topic MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
VEÍCULOS HÍBRIDOS
INCENTIVOS FISCAIS
ECONOMIA CIRCULAR
ENERGIAS RENOVÁVEIS
CONTABILIDADE
HYBRID VEHICLES
TAX INCENTIVES
CIRCULAR ECONOMY
RENEWABLE ENERGIES
ACCOUNTING
description A preocupação com o ambiente tem vindo cada vez mais a aumentar, não apenas na população em geral, mas também pelos governos e entidades reguladoras de cada país. Deste modo, os diversos governos e entidades reguladoras têm implementado diversas medidas e incentivos fiscais com o objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável, tentando influenciar e mudar alguns dos hábitos de consumo dos contribuintes. Este estudo tem como objetivo geral contribuir para um melhor conhecimento da fiscalidade verde e analisar se esta tem tido e/ou pode ter um papel determinante, para criar um planeta mais sustentável e amigo do ambiente, analisando ainda se a fiscalidade verde pode ser um determinante na adoção de melhores padrões de consumo. Foi no início de 2015, que surgiu em Portugal, pela primeira vez, um diploma - Lei nº 82-D/2014, de 31 2 de dezembro - que teve a particularidade de juntar um conjunto de normas de fiscalidade no contexto ambiental. Deste diploma surgiram um conjunto de normas relacionadas com os veículos elétricos e híbridos Plug-in que se mostraram bastante apelativas para os contribuintes portugueses. Na concretização deste estudo partiu-se da análise da taxa de crescimento dos veículos elétricos e híbridos Plug-in em Portugal e na correlação entre o crescimento das vendas com os diversos incentivos fiscais que têm vindo a ser adotados nos últimos anos em Portugal. Foi então elaborado um questionário a alunos e docentes da área económica de forma a conhecer qual a sua opinião sobre cinco dos principais incentivos fiscais à aquisição de veículos elétricos e/ou híbridos Plug-in, cujos resultados foram objeto de comparação com os resultados do paper realizado por Borrego (2016b), que de certa forma realizou uma investigação idêntica à deste trabalho, mas sobre os contabilistas certificados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-01-13T14:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13459
TID:203157362
url http://hdl.handle.net/10437/13459
identifier_str_mv TID:203157362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237667831808