CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Salomé Dias Martins
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2178
Resumo: Resumo Atualmente, ninguém pode deixar de reconhecer as profundas mudanças sociais operadas pela presença das TIC e da Internet que nos permitem comunicar em rede, proporcionando, através da Web 2.0, que sejamos coautores, em modo síncrono ou assíncrono, de conteúdos diversos. Estas experiências estão disseminadas e, na generalidade, todos têm acesso a elas. Neste contexto as comunidades de prática online ganham relevância enquanto espaços de promoção do conhecimento individual e coletivo. É neste cenário que surge esta investigação em que se criou e estudou a comunidade de prática (CoP) @rrobas de saber para professores e educadores de infância no agrupamento de escolas de Castro Daire. O trabalho seguiu a metodologia de estudo de caso, decorrendo a recolha de dados entre os dias 18 de fevereiro e 30 de junho de 2013, através das técnicas: grupo de enfoque (focus group); observação participante; registos eletrónicos e inquérito por questionário. Ao nível da análise de dados, exploraram-se abordagens quantitativas e qualitativas. Para a análise das interações recorreu-se a um modelo de análise de interações para CoP online. Os resultados mostraram que a @rrobas de saber não se constituiu uma efetiva CoP, situando-se num estádio prematuro. No entanto a este novo espaço virtual foi reconhecido valor como espaço promotor da partilha de saberes e experiências.
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spelling CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadoraProfessores e Educadores de infânciaTecnologia da informação e da comunicação (TIC)Comunidades de prática online (CoP)Resumo Atualmente, ninguém pode deixar de reconhecer as profundas mudanças sociais operadas pela presença das TIC e da Internet que nos permitem comunicar em rede, proporcionando, através da Web 2.0, que sejamos coautores, em modo síncrono ou assíncrono, de conteúdos diversos. Estas experiências estão disseminadas e, na generalidade, todos têm acesso a elas. Neste contexto as comunidades de prática online ganham relevância enquanto espaços de promoção do conhecimento individual e coletivo. É neste cenário que surge esta investigação em que se criou e estudou a comunidade de prática (CoP) @rrobas de saber para professores e educadores de infância no agrupamento de escolas de Castro Daire. O trabalho seguiu a metodologia de estudo de caso, decorrendo a recolha de dados entre os dias 18 de fevereiro e 30 de junho de 2013, através das técnicas: grupo de enfoque (focus group); observação participante; registos eletrónicos e inquérito por questionário. Ao nível da análise de dados, exploraram-se abordagens quantitativas e qualitativas. Para a análise das interações recorreu-se a um modelo de análise de interações para CoP online. Os resultados mostraram que a @rrobas de saber não se constituiu uma efetiva CoP, situando-se num estádio prematuro. No entanto a este novo espaço virtual foi reconhecido valor como espaço promotor da partilha de saberes e experiências.Abstract Information and communication technologies (TIC) and the Internet have profoundly changed the social landscape. Through the Web 2.0 we are enabled to communicate online, as well as to be synchronous or asynchronous co-authors of a wide and increasing array of contents. Online communities become relevant spheres to promote individual and collective knowledge. The study and creation of a community of practice (CoP) entitled “@rrobas de saber” builds the cornerstone of this research and was developed for teachers and early childhood educators within the school grouping of Castro Daire. Research followed a specific case study methodology using: focus groups, observation of participants, electronic records, and surveys. Data collection occurred between February 18th and June 30th 2013. Both quantitative and qualitative approaches were used to study the collected data. For the understanding of behavioral and interactive data the online CoP interaction analysis model was employed. The results evidence that “@rrobas de saber” is not an effective CoP and that it is classified within a earlier stage. Nevertheless, “@rrobas de saber” was recognized as a valuable online platform to promote the sharing of knowledge and interaction.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Maria Salomé Dias MartinsPinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.2014-05-27T12:26:48Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2178TID:201215608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:25.438248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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