A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38536 |
Resumo: | O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível. |
id |
RCAP_b9336e2f90aa946e3b53e6cb46821449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38536 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possívelPolíticas educativasFormação de professoresConhecimento profissional docenteInvestigação-açãoEducation policiesTeacher educationTeacher professional knowledgeAction-researchFormación del profesoradoConocimiento professional docenteInvestigación-acciónO artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.The article questions the role of research in the initial training of educators and teachers in Portugal, analyzing its main perspectives and trends. Reflecting on the nature of professional teaching knowledge, we highlight some of the dimensions that should integrate a desirable profile, defending the (re) valuation of research in initial training. The empirical work focuses on the analysis and critical assessment of a research-training practice developed within the scope of a Portuguese public higher education, which defends action research as a privileged research and training strategy for future education professionals. We identified the potential of this approach, as well as the institutional, pedagogical and epistemological tensions that ensued. In conclusion, we reinforce the need to give space and voice to research in teacher training, which requires the search for a balance, always dynamic and unstable, between the desirable and the possibleEl artículo cuestiona el papel de la investigación en la formación inicial de educadores y profesores en Portugal, analizando sus principales perspectivas y tendencias en la actualidad. Reflexionando sobre la naturaleza del conocimiento docente profesional, destacamos algunas dimensiones que deben integrar un perfil deseable, defendiendo la (re) valoración de la investigación en la formación inicial. Centrando-se en el análisis crítica de prácticas de investigación-formación en el ámbito de la educación superior pública portuguesa, defiendendo la investigación acción como estrategia privilegiada de investigación y formación para los futuros profesionales educativos. Identificamos el potencial de este enfoque, así como las tensiones institucionales, pedagógicas y epistemológicas. En conclusión, refuerzamos la necesidad de dar espacio y voz a la investigación en la formación del profesorado, que exige la búsqueda del equilibrio, siempre dinámico e inestable, entre lo deseable y lo posibleRepositório ComumOliveira Pires, Ana Luisa2022-01-03T15:23:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38536porPires, A.L.(2021). A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Revista Educação em Questão, 59 (62), p. 1-241981-180210.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:04.916375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
title |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
spellingShingle |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível Oliveira Pires, Ana Luisa Políticas educativas Formação de professores Conhecimento profissional docente Investigação-ação Education policies Teacher education Teacher professional knowledge Action-research Formación del profesorado Conocimiento professional docente Investigación-acción |
title_short |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
title_full |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
title_fullStr |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
title_full_unstemmed |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
title_sort |
A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível |
author |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_facet |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educativas Formação de professores Conhecimento profissional docente Investigação-ação Education policies Teacher education Teacher professional knowledge Action-research Formación del profesorado Conocimiento professional docente Investigación-acción |
topic |
Políticas educativas Formação de professores Conhecimento profissional docente Investigação-ação Education policies Teacher education Teacher professional knowledge Action-research Formación del profesorado Conocimiento professional docente Investigación-acción |
description |
O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-03T15:23:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38536 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, A.L.(2021). A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Revista Educação em Questão, 59 (62), p. 1-24 1981-1802 10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135391508332544 |