A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Pires, Ana Luisa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38536
Resumo: O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.
id RCAP_b9336e2f90aa946e3b53e6cb46821449
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possívelPolíticas educativasFormação de professoresConhecimento profissional docenteInvestigação-açãoEducation policiesTeacher educationTeacher professional knowledgeAction-researchFormación del profesoradoConocimiento professional docenteInvestigación-acciónO artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.The article questions the role of research in the initial training of educators and teachers in Portugal, analyzing its main perspectives and trends. Reflecting on the nature of professional teaching knowledge, we highlight some of the dimensions that should integrate a desirable profile, defending the (re) valuation of research in initial training. The empirical work focuses on the analysis and critical assessment of a research-training practice developed within the scope of a Portuguese public higher education, which defends action research as a privileged research and training strategy for future education professionals. We identified the potential of this approach, as well as the institutional, pedagogical and epistemological tensions that ensued. In conclusion, we reinforce the need to give space and voice to research in teacher training, which requires the search for a balance, always dynamic and unstable, between the desirable and the possibleEl artículo cuestiona el papel de la investigación en la formación inicial de educadores y profesores en Portugal, analizando sus principales perspectivas y tendencias en la actualidad. Reflexionando sobre la naturaleza del conocimiento docente profesional, destacamos algunas dimensiones que deben integrar un perfil deseable, defendiendo la (re) valoración de la investigación en la formación inicial. Centrando-se en el análisis crítica de prácticas de investigación-formación en el ámbito de la educación superior pública portuguesa, defiendendo la investigación acción como estrategia privilegiada de investigación y formación para los futuros profesionales educativos. Identificamos el potencial de este enfoque, así como las tensiones institucionales, pedagógicas y epistemológicas. En conclusión, refuerzamos la necesidad de dar espacio y voz a la investigación en la formación del profesorado, que exige la búsqueda del equilibrio, siempre dinámico e inestable, entre lo deseable y lo posibleRepositório ComumOliveira Pires, Ana Luisa2022-01-03T15:23:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38536porPires, A.L.(2021). A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Revista Educação em Questão, 59 (62), p. 1-241981-180210.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:04.916375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
title A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
spellingShingle A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
Oliveira Pires, Ana Luisa
Políticas educativas
Formação de professores
Conhecimento profissional docente
Investigação-ação
Education policies
Teacher education
Teacher professional knowledge
Action-research
Formación del profesorado
Conocimiento professional docente
Investigación-acción
title_short A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
title_full A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
title_fullStr A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
title_full_unstemmed A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
title_sort A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
author Oliveira Pires, Ana Luisa
author_facet Oliveira Pires, Ana Luisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Pires, Ana Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educativas
Formação de professores
Conhecimento profissional docente
Investigação-ação
Education policies
Teacher education
Teacher professional knowledge
Action-research
Formación del profesorado
Conocimiento professional docente
Investigación-acción
topic Políticas educativas
Formação de professores
Conhecimento profissional docente
Investigação-ação
Education policies
Teacher education
Teacher professional knowledge
Action-research
Formación del profesorado
Conocimiento professional docente
Investigación-acción
description O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-03T15:23:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38536
url http://hdl.handle.net/10400.26/38536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, A.L.(2021). A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Revista Educação em Questão, 59 (62), p. 1-24
1981-1802
10.21680/1981-1802.2021v59n62ID26937
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135391508332544