Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30838
Resumo: Uma das principais discussões em educação e na pedagogia tem estado relacionado com o modo de pensar a inter-relação teoria crítica e teoria pós-crítica. Uma abordagem comparativa necessita de estar ligada ao estruturalismo e ao pós-estruturalismo, principalmente quando a discussão está centrada nas dimensões social e pessoal. Neste artigo, analisarei o passado, presente e futuro da teoria crítica, identificando alguns problemas metodológicos, de modo a compreender a complexidade do campo dos estudos curriculares.
id RCAP_b94fd7658d6629f8e384c13530fcdabd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curricularesTeoria críticaTeoria pós-críticaEstruturalismoPós-estruturalismoEstudos curricularesUma das principais discussões em educação e na pedagogia tem estado relacionado com o modo de pensar a inter-relação teoria crítica e teoria pós-crítica. Uma abordagem comparativa necessita de estar ligada ao estruturalismo e ao pós-estruturalismo, principalmente quando a discussão está centrada nas dimensões social e pessoal. Neste artigo, analisarei o passado, presente e futuro da teoria crítica, identificando alguns problemas metodológicos, de modo a compreender a complexidade do campo dos estudos curriculares.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: CurrículoUniversidade do MinhoPacheco, José Augusto20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30838por1809-3876http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/13870info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:47.199054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
title Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
spellingShingle Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
Pacheco, José Augusto
Teoria crítica
Teoria pós-crítica
Estruturalismo
Pós-estruturalismo
Estudos curriculares
title_short Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
title_full Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
title_fullStr Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
title_full_unstemmed Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
title_sort Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria crítica
Teoria pós-crítica
Estruturalismo
Pós-estruturalismo
Estudos curriculares
topic Teoria crítica
Teoria pós-crítica
Estruturalismo
Pós-estruturalismo
Estudos curriculares
description Uma das principais discussões em educação e na pedagogia tem estado relacionado com o modo de pensar a inter-relação teoria crítica e teoria pós-crítica. Uma abordagem comparativa necessita de estar ligada ao estruturalismo e ao pós-estruturalismo, principalmente quando a discussão está centrada nas dimensões social e pessoal. Neste artigo, analisarei o passado, presente e futuro da teoria crítica, identificando alguns problemas metodológicos, de modo a compreender a complexidade do campo dos estudos curriculares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30838
url http://hdl.handle.net/1822/30838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-3876
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/13870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132912766943232