Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21130
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b952909092eddbf76304464a2ea0a1e0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?Literatura para a InfânciaÁlbum narrativoMediadoresEstratégias de mediaçãoLiterature for youngstersPicture story booksMediatorsMediation strategies372.41Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoAs práticas leitoras, essencialmente em contexto escolar, deverão ser um processo contínuo e estimulado desde as primeiras idades, cujo sucesso é determinado pela ação intencional dos mediadores. Na atualidade, já não basta saber ler. Emerge a necessidade de utilizar a competência leitora para o dia a dia de um individuo futuramente ativo na sociedade. O presente trabalho apresenta-se centrado em duas ideias fundamentais: em primeiro lugar, a leitura e a promoção de hábitos leitores junto dos alunos de 1º ciclo; e em segundo lugar, o lugar das práticas de leitura neste nível de ensino, recorrendo ao álbum narrativo, como fonte promotora de aprendizagens e estímulos literacitos. A preocupação em mobilizar competências leitoras, bem desenvolvidas e estimuladas, é comum a muitos educadores e outros mediadores que consideram necessário desenvolver e apresentar estratégias que possam ter lugar não só ao nível do pré-escolar, mas também no 1º ciclo, e que se adivinhem práticas integradas, concretas e capacitadas de começarem a assumir um lugar mais evidenciado junto desta comunidade educativa. Para este desenvolvimento e criação de estratégias são utilizados três álbuns narrativos, a partir dos quais se criam momentos diversificados de interação entre o mediador e o público, situações que ilustram as capacidades que estes objetos literários podem fazer emergir. Os resultados, quer esperados, quer obtidos são, acima de tudo, mediante os momentos de diálogo, resultados qualitativos e observáveis consoante as propostas desenvolvidas. Em suma, com este processo, além da manifesta vontade em contribuir para o desenvolvimento de práticas mais sistemáticas de leitura, procura-se apresentá-las, acentuando a interdependência de texto-imagem, caraterística patente no objeto literário-álbum narrativo, alertando o grupo para a necessidade em atender à globalidade da obra para uma interpretação completa do seu sentido.Reading practices, specially focused in a school´s context, should be an ongoing process and encouraged at an early stage, whose success has been determined by the intentional action of moderators. In our days, it is not enough to know how read. There is an increase need to use the reading competences on day to day basis for active individuals in current society. This work is focused in two main ideas: the first idea is the reading and the habits of primary school children; the second idea is the reading places of this level of education, using the narrative album as a source of learning and literacy stimulation. The main concern is to improve the reading skills, that need to be well developed and stimulated, commonly many teachers and other moderators consider necessary to develop and present more strategies, not only at the preschool, but also in primary education, along with implemented practices which will enable to assume a more prominent place in this educational community. To develop these strategies three narrative albums were used, which allowed to create different moments of interaction between moderators and the audience, to monitor the potential of the literacy objectives. The results either expected or obtained during the session are qualitative and were collected during the practices. The objective of this process is to contribute to the development of a more systematic reading, looking forward to present them, highlighting the need of text-image characteristic shown in the literary objective narrative album, emphasizing the need to read the whole script for a full interpretation and understanding.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoRodrigues, Neuza Juliana Barbosa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:44.349404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
title Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
spellingShingle Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa
Literatura para a Infância
Álbum narrativo
Mediadores
Estratégias de mediação
Literature for youngsters
Picture story books
Mediators
Mediation strategies
372.41
title_short Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
title_full Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
title_fullStr Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
title_full_unstemmed Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
title_sort Álbum narrativo : que possibilidades de leitura? Com que leitores?
author Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa
author_facet Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Neuza Juliana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a Infância
Álbum narrativo
Mediadores
Estratégias de mediação
Literature for youngsters
Picture story books
Mediators
Mediation strategies
372.41
topic Literatura para a Infância
Álbum narrativo
Mediadores
Estratégias de mediação
Literature for youngsters
Picture story books
Mediators
Mediation strategies
372.41
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21130
url http://hdl.handle.net/1822/21130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132630963191808