O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2709 |
Resumo: | O tema foco desta investigação é um estudo de caso sobre o desenvolvimento social de um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo, que frequenta três contextos educativos com diferenças na sua organização e no tipo de educação que oferece. São estes contextos a escola como espaço de educação formal e o centro de atividades de tempos livre e os escuteiros como locais de educação não-formal. Pretende-se com este trabalho responder à pergunta, de que forma é que os contextos educativos influenciam o desenvolvimento social de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo? Os três contextos interferem no desenvolvimento social do jovem de maneira diferente pois, nos contextos do centro de estudos e dos escuteiros é possível reconhecer um desenvolvimento positivo que se associa ao contacto mais efetivo do jovem com o grupo de pares. Os contextos que não têm uma estrutura de trabalho mais individualista, como a escola, apresentam resultados mais positivos no que diz respeito ao desenvolvimento social. É importante referir que esta conclusão deve ser tida tendo em conta as condições em que o jovem frequenta cada um dos contextos educativos, de realçar aqui a frequência na escola do segundo ciclo apenas há um ano e nos restantes contextos há mais tempo. |
id |
RCAP_b96dc8687e1fd82f7842979875cb3079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2709 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de casoPerturbação do Espetro do AutismoEducação Não FormalEducação FormalDesenvolvimento socialO tema foco desta investigação é um estudo de caso sobre o desenvolvimento social de um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo, que frequenta três contextos educativos com diferenças na sua organização e no tipo de educação que oferece. São estes contextos a escola como espaço de educação formal e o centro de atividades de tempos livre e os escuteiros como locais de educação não-formal. Pretende-se com este trabalho responder à pergunta, de que forma é que os contextos educativos influenciam o desenvolvimento social de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo? Os três contextos interferem no desenvolvimento social do jovem de maneira diferente pois, nos contextos do centro de estudos e dos escuteiros é possível reconhecer um desenvolvimento positivo que se associa ao contacto mais efetivo do jovem com o grupo de pares. Os contextos que não têm uma estrutura de trabalho mais individualista, como a escola, apresentam resultados mais positivos no que diz respeito ao desenvolvimento social. É importante referir que esta conclusão deve ser tida tendo em conta as condições em que o jovem frequenta cada um dos contextos educativos, de realçar aqui a frequência na escola do segundo ciclo apenas há um ano e nos restantes contextos há mais tempo.The main theme of this investigation is the social development of a youngster with Autistic Spectrum Disorder. The case study presents a young man with ASD that attends three educative contexts with differences in its organization and type of education that it offers. The school as a space for formal education and the study center and the scouts as a place for non-formal education. The aim of this work is to answer the question: In which way do the educational contexts influence the social development of a child with Autistic Spectrum Disorder? The three contexts are related with the social development of the youngster in different ways because in the study center and in the scouts is possible to recognize the positive development which is associated with a more effective contact of the youngster with his peers. The contexts that do not have a more individual work structure, as school, present more positive results in what concerns the social development. It is important to refer that this conclusion should take into consideration the conditions in which the youngster attends each educational context, also it is needed to refer that the youngster attends mid school for a year and the other contexts for a longer period of time. Key-word: Autistic Spectrum Disorder, Non-formal Education, Formal Education, Socialization/ Social Development2018-10-15T10:06:04Z2018-10-09T00:00:00Z2018-10-092018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2709TID:201981726porLeite, Clara Senainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:28.149661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
title |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
spellingShingle |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso Leite, Clara Sena Perturbação do Espetro do Autismo Educação Não Formal Educação Formal Desenvolvimento social |
title_short |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
title_full |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
title_fullStr |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
title_sort |
O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso |
author |
Leite, Clara Sena |
author_facet |
Leite, Clara Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Clara Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do Espetro do Autismo Educação Não Formal Educação Formal Desenvolvimento social |
topic |
Perturbação do Espetro do Autismo Educação Não Formal Educação Formal Desenvolvimento social |
description |
O tema foco desta investigação é um estudo de caso sobre o desenvolvimento social de um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo, que frequenta três contextos educativos com diferenças na sua organização e no tipo de educação que oferece. São estes contextos a escola como espaço de educação formal e o centro de atividades de tempos livre e os escuteiros como locais de educação não-formal. Pretende-se com este trabalho responder à pergunta, de que forma é que os contextos educativos influenciam o desenvolvimento social de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo? Os três contextos interferem no desenvolvimento social do jovem de maneira diferente pois, nos contextos do centro de estudos e dos escuteiros é possível reconhecer um desenvolvimento positivo que se associa ao contacto mais efetivo do jovem com o grupo de pares. Os contextos que não têm uma estrutura de trabalho mais individualista, como a escola, apresentam resultados mais positivos no que diz respeito ao desenvolvimento social. É importante referir que esta conclusão deve ser tida tendo em conta as condições em que o jovem frequenta cada um dos contextos educativos, de realçar aqui a frequência na escola do segundo ciclo apenas há um ano e nos restantes contextos há mais tempo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15T10:06:04Z 2018-10-09T00:00:00Z 2018-10-09 2018-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2709 TID:201981726 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2709 |
identifier_str_mv |
TID:201981726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131629864615936 |