O desenvolvimento social de um jovem com perturbação do espetro do autismo em três contextos educativos – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Clara Sena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2709
Resumo: O tema foco desta investigação é um estudo de caso sobre o desenvolvimento social de um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo, que frequenta três contextos educativos com diferenças na sua organização e no tipo de educação que oferece. São estes contextos a escola como espaço de educação formal e o centro de atividades de tempos livre e os escuteiros como locais de educação não-formal. Pretende-se com este trabalho responder à pergunta, de que forma é que os contextos educativos influenciam o desenvolvimento social de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo? Os três contextos interferem no desenvolvimento social do jovem de maneira diferente pois, nos contextos do centro de estudos e dos escuteiros é possível reconhecer um desenvolvimento positivo que se associa ao contacto mais efetivo do jovem com o grupo de pares. Os contextos que não têm uma estrutura de trabalho mais individualista, como a escola, apresentam resultados mais positivos no que diz respeito ao desenvolvimento social. É importante referir que esta conclusão deve ser tida tendo em conta as condições em que o jovem frequenta cada um dos contextos educativos, de realçar aqui a frequência na escola do segundo ciclo apenas há um ano e nos restantes contextos há mais tempo.
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