As novas tecnologias na aprendizagem da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janeiro, Inês Filipa Rocha de Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11024
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_b97aa25c8390f1f7d855560fc3e63bee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias na aprendizagem da escritaProcesso de escritaGéneros de textoTecnologiasiPadSequências de aprendizagemWriting processText genresTechnologyLearning sequencesProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente projeto pretende demonstrar a importância da integração das tecnologias no desenvolvimento de competências de escrita, a alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de contribuir para a melhoria da sua competência textual. Pretende-se que os alunos interiorizem a dimensão processual da escrita, conduzindo-os a planificar, a textualizar, a rever e a editar, para que sejam capazes de escrever diferentes géneros de textos. Este trabalho foi realizado de forma articulada com recurso à utilização de tecnologias, em particular do iPad. Para tal, foi implementado um projeto de intervenção, que teve a duração de dez meses, durante o qual foram apresentadas sequências de aprendizagem em que se explorou a componente textual para os diferentes géneros de texto, permitindo que as crianças se apropriassem das macroestruturas e que fossem capazes de produzir textos mais consistentes e diferenciados. Antes do projeto de intervenção, na fase de diagnóstico, foi aplicada uma proposta inicial, em que se recolheram as produções escritas dos alunos. Nesta primeira fase, foi ainda aplicado um inquérito por questionário aos alunos que tinha como principal objetivo conhecer as conceções que os alunos tinham sobre o uso das tecnologias, em particular como recurso à produção escrita. Após a implementação do projeto de intervenção, foi aplicada a proposta final, em que se analisou novamente as produções escritas dos alunos, mediante uma proposta igual à inicial, de modo a avaliar o seu desenvolvimento e o impacto do projeto. A partir da análise qualitativa das propostas de escrita realizadas no início e no final da intervenção, é possível concluir que houve uma progressão dos alunos ao nível da produção escrita com recurso ao iPad. O grupo conseguiu compreender a dimensão processual da escrita, elaborando diferentes géneros de textos com mais coesão e coerência, recorrendo à tecnologia.ABSTRACT This project aims to demonstrate the importance of the integration of technology in the development of writing skills, for students of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education, with the aim of contributing to the improvement of their textual competence. It is intended that students internalise the procedural dimension of writing, leading them to plan, write, review and edit, so that they are able to write different text genres. This work was facilitated through the use of technology in particular the iPad. To this end, a ten month long intervention project was implemented, during which learning sequences were presented in which the textual component of the different text genres was explored. This allowed children to appropriate the macro-structures and to be able to produce more consistent and differentiated texts. Before the intervention project, in the diagnostic phase, an initial proposal was applied, in which the written productions of the students were collected. In this first phase, a questionnaire was also applied to the students with the main objective of knowing the conceptions that the students had about the use of technology, in particular as a resource for written production. After the implementation of the intervention project the final proposal was applied through a proposal equal to the initial one, in which the students' written productions were again analysed in order to assess their development and the impact of the project. From the qualitative analysis of the writing proposals made at the beginning and at the end of the intervention, it can be concluded that there was a progression of the students at the level of written production using the iPad. Through using technology the group was better able to understand the procedural dimension of writing, and developed different types of texts with greater cohesion and coherence.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaGonçalves, CarolinaMorin, Marie-FranceRCIPLJaneiro, Inês Filipa Rocha de Teixeira2020-01-22T11:11:18Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11024TID:202363945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.715179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
title As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
spellingShingle As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
Janeiro, Inês Filipa Rocha de Teixeira
Processo de escrita
Géneros de texto
Tecnologias
iPad
Sequências de aprendizagem
Writing process
Text genres
Technology
Learning sequences
title_short As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
title_full As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
title_fullStr As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
title_full_unstemmed As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
title_sort As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
author Janeiro, Inês Filipa Rocha de Teixeira
author_facet Janeiro, Inês Filipa Rocha de Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
Morin, Marie-France
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Janeiro, Inês Filipa Rocha de Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de escrita
Géneros de texto
Tecnologias
iPad
Sequências de aprendizagem
Writing process
Text genres
Technology
Learning sequences
topic Processo de escrita
Géneros de texto
Tecnologias
iPad
Sequências de aprendizagem
Writing process
Text genres
Technology
Learning sequences
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2019-12-16T00:00:00Z
2020-01-22T11:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11024
TID:202363945
url http://hdl.handle.net/10400.21/11024
identifier_str_mv TID:202363945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459842596864