O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Susana Soares Diniz Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46946
Resumo: Em contexto escolar, a escrita é orientada frequentemente para o produto, tendo como foco o texto final que os alunos realizam. Foi numa perspetiva contrária ao que habitualmente é feito que, através de uma sequência didática e partindo de um álbum ilustrado, optei por perceber “De que forma é possível desenvolver competências de escrita?”, valorizando desse modo o processo. Assim, este projeto tem como objetivos (i) melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e (ii) fomentar nos alunos, partindo de um álbum ilustrado, o gosto pela escrita, assumindo-se como fundamentais no processo de escrita os momentos de planificação, textualização e revisão. A metodologia utilizada foi a investigação sobre a prática, na qual se recorreu à observação, pesquisa documental e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo das diferentes produções dos alunos. Os resultados obtidos indicam que a realização deste projeto contribuiu para a melhoria dos textos produzidos pelos alunos, quando se comparam as versões iniciais e finais.
id RCAP_f1e4c13cef06fefd619332538691061c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textualEscritaSequência didáticaTexto narrativoProcesso de escritaWritingDidactic sequenceNarrative textProcessEm contexto escolar, a escrita é orientada frequentemente para o produto, tendo como foco o texto final que os alunos realizam. Foi numa perspetiva contrária ao que habitualmente é feito que, através de uma sequência didática e partindo de um álbum ilustrado, optei por perceber “De que forma é possível desenvolver competências de escrita?”, valorizando desse modo o processo. Assim, este projeto tem como objetivos (i) melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e (ii) fomentar nos alunos, partindo de um álbum ilustrado, o gosto pela escrita, assumindo-se como fundamentais no processo de escrita os momentos de planificação, textualização e revisão. A metodologia utilizada foi a investigação sobre a prática, na qual se recorreu à observação, pesquisa documental e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo das diferentes produções dos alunos. Os resultados obtidos indicam que a realização deste projeto contribuiu para a melhoria dos textos produzidos pelos alunos, quando se comparam as versões iniciais e finais.In a school context, writing is often product-oriented, focusing on the final text that students write. It was in a perspective contrary to what is usually done that, through a didactic sequence and starting from an illustrated album, I chose to understand “How is it possible to develop writing skills?”, thus valuing the process. This way, this project aims to (i) improve the writing skills of students in a 4th grade class and (ii) encourage in students, starting from an illustrated album, a taste for writing, assuming themselves as moments of planning, textualization and revision are fundamental in the writing process. The methodology used was research on practice, which resorted to observation, documental research and the data analysis technique was the content analysis of the different productions of the students. The results obtained indicate that the realization of this project contributed to the improvement of the texts produced by the students, when comparing the initial and final versions.Pinto, Mariana OliveiraRepositório ComumCorreia, Susana Soares Diniz Rodrigues2023-10-02T13:22:43Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46946TID:203379306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:17.642646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
title O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
spellingShingle O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
Correia, Susana Soares Diniz Rodrigues
Escrita
Sequência didática
Texto narrativo
Processo de escrita
Writing
Didactic sequence
Narrative text
Process
title_short O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
title_full O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
title_fullStr O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
title_full_unstemmed O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
title_sort O desenvolvimento da escrita narrativa no 4.º ano de escolaridade: dos álbuns ilustrados à produção textual
author Correia, Susana Soares Diniz Rodrigues
author_facet Correia, Susana Soares Diniz Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Susana Soares Diniz Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Sequência didática
Texto narrativo
Processo de escrita
Writing
Didactic sequence
Narrative text
Process
topic Escrita
Sequência didática
Texto narrativo
Processo de escrita
Writing
Didactic sequence
Narrative text
Process
description Em contexto escolar, a escrita é orientada frequentemente para o produto, tendo como foco o texto final que os alunos realizam. Foi numa perspetiva contrária ao que habitualmente é feito que, através de uma sequência didática e partindo de um álbum ilustrado, optei por perceber “De que forma é possível desenvolver competências de escrita?”, valorizando desse modo o processo. Assim, este projeto tem como objetivos (i) melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e (ii) fomentar nos alunos, partindo de um álbum ilustrado, o gosto pela escrita, assumindo-se como fundamentais no processo de escrita os momentos de planificação, textualização e revisão. A metodologia utilizada foi a investigação sobre a prática, na qual se recorreu à observação, pesquisa documental e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo das diferentes produções dos alunos. Os resultados obtidos indicam que a realização deste projeto contribuiu para a melhoria dos textos produzidos pelos alunos, quando se comparam as versões iniciais e finais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02T13:22:43Z
2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46946
TID:203379306
url http://hdl.handle.net/10400.26/46946
identifier_str_mv TID:203379306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408357900288