A abordagem dos temas controversos em livros didáticos de ciências e de biologia brasileiros
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8723 |
Resumo: | O artigo fundamenta-se em investigadores (Almeida, 2011; Galvão & Reis, 2008; Hilário & Reis, 2009; Reis, 1999, 2007, 2013) que argumentam que a discussão de temas controversos é relevante na educação em Ciências dos cidadãos, devido ao seu potencial para a construção de uma imagem mais real e humana da atividade científica. Assim, a abordagem de temas controversos poderá contribuir para a aprendizagem das Ciências (do seu conteúdo, processos e natureza) bem como para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Por outro lado, o livro didático é um instrumento ainda muito mais presente do que se desejaria no cotidiano do professor da escola básica brasileira, constituindo-se em importante material de aprendizagem e fonte de conhecimentos para os estudantes, sendo muitas vezes, a única fonte de informações disponível. Diante disso, a investigação teve como objetivo verificar a abordagem que os temas controversos apresentam em livros didáticos brasileiros utilizados durante os estágios supervisionados em curso de Ciências Biológicas. A investigação se caracteriza como qualitativa do tipo análise documental e teve como amostra os livros didáticos de Ciências e de Biologia utilizados nos últimos cinco anos (2008-2012). Os resultados indicam que há uma crescente melhoria na forma como os temas controversos são abordados nos livros didáticos mais atuais. Contudo, o estudo sobre essa abordagem tem-se revelado essencial em processos de intervenção capazes de apoiar os professores no planejamento e na implementação de atividades de discussão desses temas para a consecução dos objetivos do currículo de Ciências e de Biologia. |
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A abordagem dos temas controversos em livros didáticos de ciências e de biologia brasileirosXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresO artigo fundamenta-se em investigadores (Almeida, 2011; Galvão & Reis, 2008; Hilário & Reis, 2009; Reis, 1999, 2007, 2013) que argumentam que a discussão de temas controversos é relevante na educação em Ciências dos cidadãos, devido ao seu potencial para a construção de uma imagem mais real e humana da atividade científica. Assim, a abordagem de temas controversos poderá contribuir para a aprendizagem das Ciências (do seu conteúdo, processos e natureza) bem como para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Por outro lado, o livro didático é um instrumento ainda muito mais presente do que se desejaria no cotidiano do professor da escola básica brasileira, constituindo-se em importante material de aprendizagem e fonte de conhecimentos para os estudantes, sendo muitas vezes, a única fonte de informações disponível. Diante disso, a investigação teve como objetivo verificar a abordagem que os temas controversos apresentam em livros didáticos brasileiros utilizados durante os estágios supervisionados em curso de Ciências Biológicas. A investigação se caracteriza como qualitativa do tipo análise documental e teve como amostra os livros didáticos de Ciências e de Biologia utilizados nos últimos cinco anos (2008-2012). Os resultados indicam que há uma crescente melhoria na forma como os temas controversos são abordados nos livros didáticos mais atuais. Contudo, o estudo sobre essa abordagem tem-se revelado essencial em processos de intervenção capazes de apoiar os professores no planejamento e na implementação de atividades de discussão desses temas para a consecução dos objetivos do currículo de Ciências e de Biologia.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8723por1646-2335Siqueira, Ataiz Colvero deScheid, Neuza Maria Johninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:30Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.157643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O artigo fundamenta-se em investigadores (Almeida, 2011; Galvão & Reis, 2008; Hilário & Reis, 2009; Reis, 1999, 2007, 2013) que argumentam que a discussão de temas controversos é relevante na educação em Ciências dos cidadãos, devido ao seu potencial para a construção de uma imagem mais real e humana da atividade científica. Assim, a abordagem de temas controversos poderá contribuir para a aprendizagem das Ciências (do seu conteúdo, processos e natureza) bem como para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Por outro lado, o livro didático é um instrumento ainda muito mais presente do que se desejaria no cotidiano do professor da escola básica brasileira, constituindo-se em importante material de aprendizagem e fonte de conhecimentos para os estudantes, sendo muitas vezes, a única fonte de informações disponível. Diante disso, a investigação teve como objetivo verificar a abordagem que os temas controversos apresentam em livros didáticos brasileiros utilizados durante os estágios supervisionados em curso de Ciências Biológicas. A investigação se caracteriza como qualitativa do tipo análise documental e teve como amostra os livros didáticos de Ciências e de Biologia utilizados nos últimos cinco anos (2008-2012). Os resultados indicam que há uma crescente melhoria na forma como os temas controversos são abordados nos livros didáticos mais atuais. Contudo, o estudo sobre essa abordagem tem-se revelado essencial em processos de intervenção capazes de apoiar os professores no planejamento e na implementação de atividades de discussão desses temas para a consecução dos objetivos do currículo de Ciências e de Biologia. |
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