Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Câmara, Maria Helena de Freitas, Santos, Andréa Bezerra dos, Castro, Dijenaide Chaves, Pedrosa, Giany Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8733
Resumo: Reconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica.  A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID.
id RCAP_dc1f4f3dabd74eef0c39cdfb15e61dbb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicasXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresReconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica.  A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8733por1646-2335Menezes, Maria da Conceição Vieira de AlmeidaCâmara, Maria Helena de FreitasSantos, Andréa Bezerra dosCastro, Dijenaide ChavesPedrosa, Giany Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.607690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
title Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
spellingShingle Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
title_short Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
title_full Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
title_fullStr Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
title_full_unstemmed Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
title_sort Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
author Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida
author_facet Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida
Câmara, Maria Helena de Freitas
Santos, Andréa Bezerra dos
Castro, Dijenaide Chaves
Pedrosa, Giany Paiva
author_role author
author2 Câmara, Maria Helena de Freitas
Santos, Andréa Bezerra dos
Castro, Dijenaide Chaves
Pedrosa, Giany Paiva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida
Câmara, Maria Helena de Freitas
Santos, Andréa Bezerra dos
Castro, Dijenaide Chaves
Pedrosa, Giany Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
topic XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
description Reconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica.  A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8733
url https://doi.org/10.25755/int.8733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130949522292736