Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-, Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4979
https://doi.org/10.34628/mha9-hb45
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 197-205.
id RCAP_b9c22f6ecffeae05839206e00512f44c
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?Bullying nas escolasBullying virtualRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 197-205.O presente trabalho, realizado no âmbito do estudo de 2018 do Health Behaviour in School Age Children teve como objetivo a análise do efeito do género e da idade no envolvimento em situações de bullying, ciberbullying e violência. Para esse fim, foi estudada uma amostra aleatória composta por 8215 estudantes participantes no estudo, 52,7% do género feminino, com uma média de idades de 14,36 anos (DP=2,28), que frequentavam os 6º, 8º, 10º e 12º anos de escolaridade. No âmbito do presente trabalho foram analisados os indicadores relacionados com o envolvimento em situações de bullying, ciberbullying e problemas de comportamento, a par da frieza emocional. A associação entre o género e a escolaridade com as variáveis em estudo foi analisada através de testes de Qui-Quadrado. As diferenças de género e em função da escolaridade para os problemas de comportamento e para a frieza emocional foram estudadas através de testes t de Student e análises de variância. As jovens do género feminino relataram estar mais envolvidas nas situações de bullying e ciberbullying como vítimas e os rapazes como agressores e/ou vítimas provocadoras; os rapazes relataram mais problemas de comportamento e mais frieza emocional. Por fim, o envolvimento em situações de violência demonstrou, também de acordo com a literatura, diminuir com a idade. Estes resultados demonstram a importância do desenvolvimento de programas de prevenção com atenção ao papel do género e da idade e, especificamente, de caraterísticas que, apesar de ainda menos estudadas, como a frieza emocional, podem desempenhar um papel moderador.The main goal of this study was to analyze the effect of gender and age on the involvement in bullying, cyberbullying and violence situations. For this purpose, a random sample composed of 8215 students who participated in the study, 52.7% female, mean age of 14.36 years (SD = 2.28), who attended the 6th, 8th, 10th and 12th grades were studied. In the scope of the present study, the indicators related to the involvement in bullying and cyberbullying situations and in behavioral problems, as well as callous-unemotional traits, were analyzed. The association between gender and grade with the variables under study was analyzed through Chi-Square tests. Gender and grade differences for behavioral problems and callous-unemotional traits were studied through Student’s t-tests and analysis of variance. Females reported being more involved in bullying and cyberbullying as victims and males as aggressors and/or provocative victims; boys reported more behavioral problems and more callous-unemotional traits. Finally, the involvement in situations of violence has also shown, according to the literature, a decrease with age. These results demonstrated the importance of the development of prevention programs paying attention to the role of gender and age, and especially of characteristics that, although still less studied, such as callous-unemotional traits, can play a moderating role.2020-01-23T10:36:01Z2020-01-232019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4979http://hdl.handle.net/11067/4979https://doi.org/10.34628/mha9-hb45porCarvalho, Marina ; Branquinho, Cátia Sofia dos Santos ; Matos, Margarida Gaspar de (2019) - Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam? Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 197-205.Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?Carvalho, MarinaBranquinho, Cátia Sofia dos SantosMatos, Margarida Gaspar dehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, MarinaBranquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-Matos, Margarida Gaspar de, 1956-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T01:53:42Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T01:53:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
title Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
spellingShingle Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
Carvalho, Marina
Bullying nas escolas
Bullying virtual
title_short Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
title_full Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
title_fullStr Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
title_full_unstemmed Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
title_sort Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
author Carvalho, Marina
author_facet Carvalho, Marina
Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author_role author
author2 Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marina
Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying nas escolas
Bullying virtual
topic Bullying nas escolas
Bullying virtual
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 197-205.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-23T10:36:01Z
2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4979
http://hdl.handle.net/11067/4979
https://doi.org/10.34628/mha9-hb45
url http://hdl.handle.net/11067/4979
https://doi.org/10.34628/mha9-hb45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Marina ; Branquinho, Cátia Sofia dos Santos ; Matos, Margarida Gaspar de (2019) - Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam? Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 197-205.
Bullying, ciberbullying e problemas de comportamento : o género e a idade importam?
Carvalho, Marina
Branquinho, Cátia Sofia dos Santos
Matos, Margarida Gaspar de
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546102596960256