Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinol
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10348/12129
Resumo: A formação dos professores é muito importante, assim o Estágio Pedagógico foi crucial para obter conhecimentos e competências para confrontar e completar a teoria abordada, durante a licenciatura e 1º ano do mestrado, com a prática. O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Mirandela, em Mirandela no ano letivo de 2021/2022, com as turmas do 7ºF e do 10ºB, que visa apresentar, de forma detalhada, todo o trabalho desenvolvido enquanto estagiário, bem como uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. O presente relatório, para além de caracterizar todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e as competências adquiridas, apresenta uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido, bem como a experiência e aprendizagem adquirida ao longo do ano escolar. Este período fez com que evolui-se muito em vários aspetos, sendo que onde denoto maior evolução é na rapidez com que neste momento, tendo em conta todos os condicionalismos que por vezes encontramos na prática do dia a dia, consigo adaptarme mais fácil e rapidamente a constrangimentos que não foram anteriormente pensados, houve também uma melhoria e aprendizagem relativamente aos feedbacks dados aos alunos, adquirindo novas técnicas para conseguir com que todos os alunos percebessem o que era pretendido. Com a conclusão deste estágio sinto que me tornei num melhor professor, mas sobre tudo numa melhor pessoa.
id RCAP_b9d4a29ff9fa4b97f6d9fd1a5030bfe7
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/12129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de MirandelaIntervenção PedagógicaEstudo de TurmaA formação dos professores é muito importante, assim o Estágio Pedagógico foi crucial para obter conhecimentos e competências para confrontar e completar a teoria abordada, durante a licenciatura e 1º ano do mestrado, com a prática. O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Mirandela, em Mirandela no ano letivo de 2021/2022, com as turmas do 7ºF e do 10ºB, que visa apresentar, de forma detalhada, todo o trabalho desenvolvido enquanto estagiário, bem como uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. O presente relatório, para além de caracterizar todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e as competências adquiridas, apresenta uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido, bem como a experiência e aprendizagem adquirida ao longo do ano escolar. Este período fez com que evolui-se muito em vários aspetos, sendo que onde denoto maior evolução é na rapidez com que neste momento, tendo em conta todos os condicionalismos que por vezes encontramos na prática do dia a dia, consigo adaptarme mais fácil e rapidamente a constrangimentos que não foram anteriormente pensados, houve também uma melhoria e aprendizagem relativamente aos feedbacks dados aos alunos, adquirindo novas técnicas para conseguir com que todos os alunos percebessem o que era pretendido. Com a conclusão deste estágio sinto que me tornei num melhor professor, mas sobre tudo numa melhor pessoa.Teacher formation is very important, so the Pedagogical Internship was crucial to obtain knowledge and skills to confront and complete the theory covered, during the degree and 1st year of the master's, with practice. This document refers to the Pedagogical Internship, inserted in the cycle of studies leading to the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, carried out at the Secondary School of Mirandela, in Mirandela in the academic year 2021/2022, with the 7th F and 10th B classes, which aims to present, in detail, all the work developed as an intern, as well as a critical reflection on the pedagogical experience in a school context. This report, in addition to characterizing all the activities developed during the Supervised Teaching Practice and the skills acquired, presents a critical reflection on all the work developed, as well as the experience and learning acquired throughout the school year. This period has made a lot of progress in several aspects, and where I denote the greatest evolution is in the speed with which at this moment, taking into account all the constraints that we sometimes encounter in day-to-day practice, I can adapt more easily. and quickly to constraints that were not previously thought of, there was also an improvement and learning regarding the feedbacks given to the students, acquiring new techniques to get all the students to understand what was intended. With the conclusion of this internship I feel that I have become a better teacher, but above all a better person.2024-02-12T16:27:28Z2023-07-18T00:00:00Z2023-07-182023-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12129porFernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinolinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T02:01:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:45.843645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
Fernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinol
Intervenção Pedagógica
Estudo de Turma
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Mirandela
author Fernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinol
author_facet Fernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinol
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José Pedro Alonso de Antas Rouxinol
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Pedagógica
Estudo de Turma
topic Intervenção Pedagógica
Estudo de Turma
description A formação dos professores é muito importante, assim o Estágio Pedagógico foi crucial para obter conhecimentos e competências para confrontar e completar a teoria abordada, durante a licenciatura e 1º ano do mestrado, com a prática. O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Mirandela, em Mirandela no ano letivo de 2021/2022, com as turmas do 7ºF e do 10ºB, que visa apresentar, de forma detalhada, todo o trabalho desenvolvido enquanto estagiário, bem como uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. O presente relatório, para além de caracterizar todas as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e as competências adquiridas, apresenta uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido, bem como a experiência e aprendizagem adquirida ao longo do ano escolar. Este período fez com que evolui-se muito em vários aspetos, sendo que onde denoto maior evolução é na rapidez com que neste momento, tendo em conta todos os condicionalismos que por vezes encontramos na prática do dia a dia, consigo adaptarme mais fácil e rapidamente a constrangimentos que não foram anteriormente pensados, houve também uma melhoria e aprendizagem relativamente aos feedbacks dados aos alunos, adquirindo novas técnicas para conseguir com que todos os alunos percebessem o que era pretendido. Com a conclusão deste estágio sinto que me tornei num melhor professor, mas sobre tudo numa melhor pessoa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18T00:00:00Z
2023-07-18
2023-07-27
2024-02-12T16:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10348/12129
url https://hdl.handle.net/10348/12129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438389501952