Proteção da criança em risco e/ou em perigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Joana Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16670
Resumo: O presente relatório, surge do testemunho da formanda no seu processo de transição de um cuidar generalista, para um cuidar especializado à criança. Este processo decorreu das experiências proporcionadas não só pelo seu percurso profissional, como também pelas aprendizagens adquiridas na Unidade Curricular Estágio do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional, Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. O relatório apresenta assim, não só as bases de fundamentação teórico-conceptual, mas também um relato referente ao percurso da formanda em contextos distintos de atuação, compreendidos em três Módulos, onde foi assumido como problemática central os maus-tratos infantis. Desta forma, foram desenvolvidas pela interveniente uma variedade de ações com o objetivo assumido de: “Desenvolver competências de enfermagem especializada no cuidado à criança em risco e/ou em perigo”. No Módulo I, foram empreendidas intervenções a nível de prevenção primária e secundária, nos contextos da Casa da Encosta (em Cascais) e da Unidade de Cuidados na Comunidade (na Damaia). Nestas, destacaram-se a elaboração do “Guião Orientador da Visita Domiciliária” e o planeamento pioneiro do projeto “Mães Adolescentes”. No Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca E.P.E. (Módulo II), salientou-se a estruturação de uma “Folha de Risco”, num contributo de prevenção secundária e terciária, em situações de menores internados. E na Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Neonatais (Módulo III), do hospital anteriormente mencionado, salvaguardou-se uma intervenção de prevenção secundária, pela divulgação e sensibilização pública do Dia Internacional da Prematuridade e pela elaboração do “Manual de Apoio e Recursos da Comunidade”. Procurou-se, desta forma, um contributo para uma atuação precoce na família, pela promoção de fatores protetores do desenvolvimento saudável da criança, por meio da minimização dos riscos e vulnerabilidade do menor à violência. Recorreu-se ainda ao desenvolvimento de competências especializadas promotoras da transição para um cuidar parental competente. O leitor poderá, desta forma, acompanhar o percurso da formanda na busca da qualidade no atendimento ao utente pediátrico e sua família em contexto de risco e/ou perigo. Poderá ainda descobrir a realidade destas e de outras atividades planeadas, elaboradas e implementadas no decorrer do seu processo de especialização
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O relatório apresenta assim, não só as bases de fundamentação teórico-conceptual, mas também um relato referente ao percurso da formanda em contextos distintos de atuação, compreendidos em três Módulos, onde foi assumido como problemática central os maus-tratos infantis. Desta forma, foram desenvolvidas pela interveniente uma variedade de ações com o objetivo assumido de: “Desenvolver competências de enfermagem especializada no cuidado à criança em risco e/ou em perigo”. No Módulo I, foram empreendidas intervenções a nível de prevenção primária e secundária, nos contextos da Casa da Encosta (em Cascais) e da Unidade de Cuidados na Comunidade (na Damaia). Nestas, destacaram-se a elaboração do “Guião Orientador da Visita Domiciliária” e o planeamento pioneiro do projeto “Mães Adolescentes”. No Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca E.P.E. (Módulo II), salientou-se a estruturação de uma “Folha de Risco”, num contributo de prevenção secundária e terciária, em situações de menores internados. E na Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Neonatais (Módulo III), do hospital anteriormente mencionado, salvaguardou-se uma intervenção de prevenção secundária, pela divulgação e sensibilização pública do Dia Internacional da Prematuridade e pela elaboração do “Manual de Apoio e Recursos da Comunidade”. Procurou-se, desta forma, um contributo para uma atuação precoce na família, pela promoção de fatores protetores do desenvolvimento saudável da criança, por meio da minimização dos riscos e vulnerabilidade do menor à violência. Recorreu-se ainda ao desenvolvimento de competências especializadas promotoras da transição para um cuidar parental competente. O leitor poderá, desta forma, acompanhar o percurso da formanda na busca da qualidade no atendimento ao utente pediátrico e sua família em contexto de risco e/ou perigo. Poderá ainda descobrir a realidade destas e de outras atividades planeadas, elaboradas e implementadas no decorrer do seu processo de especializaçãoThis report comes from the testimony of the trainee in the process of transition from a general to a specialized care for children. This process occurred not only due to the experiences offered by her career as a nurse, but also from learning acquired in the course of the Internship Master's degree in Nursing Nature Professional Specialisation in Child Health Nursing and Pediatrics, sponsored by the Institute of Health Sciences Portuguese Catholic University of Lisbon. The report presents not only theoretical and conceptual foundations, but also a report concerning the way the trainee assumed the central problematic of child maltreatment in different contexts of action, displayed in three modules. Thus, were developed by the intervener, actions with the assumed main goal: "Developing skills in specialist nursing care for children at risk and / or danger" The first module, took place at Casa da Encosta in Cascais and at a Community Care Unit in Damaia, and stood the preparation of the "Script Supervisor of Domiciliary Visit" and planning the pioneer project "Adolescent Mothers" as interventions at the primary and secondary level in child maltreatment prevention. In Pediatric Service of Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca E.P.E., second module, was structured a “Risk Sheet ", as a contribution to secondary and tertiary level prevention, in situations of admitted minors at risk or danger of abuse. And in the Intensive and Special Care Neonatal Unit of the same hospital, third module, was conducted a secondary prevention level through the dissemination and public awareness of the International Day of Prematurity and elaboration of the "Manual of Support and Community Resources". Therefore, the author tried to contribute to early intervention in family by promoting protective factors for a healthy child development, through risk and child vulnerability limitation of violence. The reader may follow the route of the trainee in search of the quality in caring for the child and family in contexts of risk and/or danger. You can also discover the reality of activities planned, developed and implemented during the process of specialization.Lourenço, MargaridaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRomeiro, Joana Marques2015-02-17T10:35:12Z2014-05-2920132014-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16670TID:203013603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:50.626929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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