Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/9223 |
Resumo: | O Relatório pretende traduzir o caminho percorrido durante a Unidade Curricular Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, com o objectivo de realizar uma análise crítica reflexiva sobre o percurso desenvolvido. A metodologia utilizada como ferramenta deste percurso, centrou-se na evidência científica, na experiência, na reflexão crítica e construtiva sobre a prática e na opinião de peritos, com o intuito de uma tomada de decisão e de um saber que responde às necessidades identificadas. A temática aprofundada ao longo do percurso centra-se na transição para a parentalidade / papel parental. Foram estabelecidos objectivos e desenvolvidas actividades, de forma a promover a assistência de enfermagem avançada à criança e família, em situações de transição, na promoção do papel parental. O Módulo I foi desenvolvido no Hospital de Dia do HFF e Centro de Saúde de São João do Estoril, onde se destaca particularmente a elaboração do Manual de apoio aos pais pela primeira vez. No Módulo II, realizado no Serviço de Internamento de Pediatria do HSFX, destaca-se todo o trabalho elaborado na promoção da uniformização dos registos de enfermagem. No Módulo III, no Serviço de Urgência Pediátrica do HSFX, foram elaborados Diários de Aprendizagem que promoveram a análise crítica ao longo das quatro semanas e finalmente, na Neonatologia do HFF, destaca-se o investimento na promoção do bem estar do RN, através da abordagem do tema do ruído. No final do Relatório é apresentada uma conclusão que sistematiza as intervenções implementadas com ganhos em saúde, que vão ao encontro dos objectivos propostos. Foram desenvolvidas competências diferenciadas/específicas e acrescidas, assentes num conhecimento profundo sobre as respostas humanas da criança e da família, capazes de ajudar e capacitar os pais na vivência das transições, no sentido de desenvolverem competências para o exercício do seu papel. |
id |
RCAP_ebec14e4282053723ad6b377d256ace8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidadeEnfermeiro especialista em saúde infantil e pediatriaTransiçãoPapel parentalNurse specialist in child health and pediatricsTransitionParental roleO Relatório pretende traduzir o caminho percorrido durante a Unidade Curricular Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, com o objectivo de realizar uma análise crítica reflexiva sobre o percurso desenvolvido. A metodologia utilizada como ferramenta deste percurso, centrou-se na evidência científica, na experiência, na reflexão crítica e construtiva sobre a prática e na opinião de peritos, com o intuito de uma tomada de decisão e de um saber que responde às necessidades identificadas. A temática aprofundada ao longo do percurso centra-se na transição para a parentalidade / papel parental. Foram estabelecidos objectivos e desenvolvidas actividades, de forma a promover a assistência de enfermagem avançada à criança e família, em situações de transição, na promoção do papel parental. O Módulo I foi desenvolvido no Hospital de Dia do HFF e Centro de Saúde de São João do Estoril, onde se destaca particularmente a elaboração do Manual de apoio aos pais pela primeira vez. No Módulo II, realizado no Serviço de Internamento de Pediatria do HSFX, destaca-se todo o trabalho elaborado na promoção da uniformização dos registos de enfermagem. No Módulo III, no Serviço de Urgência Pediátrica do HSFX, foram elaborados Diários de Aprendizagem que promoveram a análise crítica ao longo das quatro semanas e finalmente, na Neonatologia do HFF, destaca-se o investimento na promoção do bem estar do RN, através da abordagem do tema do ruído. No final do Relatório é apresentada uma conclusão que sistematiza as intervenções implementadas com ganhos em saúde, que vão ao encontro dos objectivos propostos. Foram desenvolvidas competências diferenciadas/específicas e acrescidas, assentes num conhecimento profundo sobre as respostas humanas da criança e da família, capazes de ajudar e capacitar os pais na vivência das transições, no sentido de desenvolverem competências para o exercício do seu papel.This report aims to translate the path taken during the Internship course in Nursing Pediatrics and Child Health (Child Health and Emergency department, Inpatient e Neonatology), in the following objectives: Contribute to improving the quality of advanced nursing care in child health an pediatrics; Develop skills in advanced nursing care to children and families in transitional situation, to promote the parent role. The methodology used as a tool of this route, focused on scientific evidence, experience, reflection and constructive criticism about the practice and expert opinion, with the intention of taking a decision and having the knowledge that responds to needs identified. The investigated thematic along the path focuses on the transition to parenthood/ parenting role. It was established goals and developed activities, in order to promote advanced nursing care to children and families in transitional situations, in the promotion of the parent role. All the interventions were justified with the reference documents, including the skills of specialist nurses in child health and pediatrics. At the end of this report is introduced a conclusion that explores the implemented interventions with gains in health, that will meet the objectives proposed. It was developed different, specific and added skills, based on a deep understanding of human responses of the child and family, able to help and empower parents in the experience of transitions, to developed skills to perform its role.Lourenço, MargaridaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Joana Mendes2012-10-10T15:37:26Z2011-0220112011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:49:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:17.477372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
title |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
spellingShingle |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade Marques, Joana Mendes Enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria Transição Papel parental Nurse specialist in child health and pediatrics Transition Parental role |
title_short |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
title_full |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
title_fullStr |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
title_full_unstemmed |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
title_sort |
Era uma vez um filho : a transição para uma nova realidade |
author |
Marques, Joana Mendes |
author_facet |
Marques, Joana Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lourenço, Margarida Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Joana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria Transição Papel parental Nurse specialist in child health and pediatrics Transition Parental role |
topic |
Enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria Transição Papel parental Nurse specialist in child health and pediatrics Transition Parental role |
description |
O Relatório pretende traduzir o caminho percorrido durante a Unidade Curricular Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, com o objectivo de realizar uma análise crítica reflexiva sobre o percurso desenvolvido. A metodologia utilizada como ferramenta deste percurso, centrou-se na evidência científica, na experiência, na reflexão crítica e construtiva sobre a prática e na opinião de peritos, com o intuito de uma tomada de decisão e de um saber que responde às necessidades identificadas. A temática aprofundada ao longo do percurso centra-se na transição para a parentalidade / papel parental. Foram estabelecidos objectivos e desenvolvidas actividades, de forma a promover a assistência de enfermagem avançada à criança e família, em situações de transição, na promoção do papel parental. O Módulo I foi desenvolvido no Hospital de Dia do HFF e Centro de Saúde de São João do Estoril, onde se destaca particularmente a elaboração do Manual de apoio aos pais pela primeira vez. No Módulo II, realizado no Serviço de Internamento de Pediatria do HSFX, destaca-se todo o trabalho elaborado na promoção da uniformização dos registos de enfermagem. No Módulo III, no Serviço de Urgência Pediátrica do HSFX, foram elaborados Diários de Aprendizagem que promoveram a análise crítica ao longo das quatro semanas e finalmente, na Neonatologia do HFF, destaca-se o investimento na promoção do bem estar do RN, através da abordagem do tema do ruído. No final do Relatório é apresentada uma conclusão que sistematiza as intervenções implementadas com ganhos em saúde, que vão ao encontro dos objectivos propostos. Foram desenvolvidas competências diferenciadas/específicas e acrescidas, assentes num conhecimento profundo sobre as respostas humanas da criança e da família, capazes de ajudar e capacitar os pais na vivência das transições, no sentido de desenvolverem competências para o exercício do seu papel. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02 2011 2011-02-01T00:00:00Z 2012-10-10T15:37:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/9223 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/9223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131752128577536 |