Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11275 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia, Área de Especialização em Estética |
id |
RCAP_b9e201cac7fdcd99f909b9cc409231ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e políticaPartilha do sensívelPolíticaCinemaEmancipaçãoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia, Área de Especialização em EstéticaPara Jacques Rancière, o cinema existe sob a forma de um sistema de intervalos e de impropriedades entre as diversas coisas que usam o mesmo nome – cinema -, sem serem membros de um mesmo corpo. Pensar o cinema implica, como tal, assumir esta ideia de que não existe um só conceito que reúna todas as significações de cinema, mas também considerar que, como em qualquer homonímia, existe um espaço comum de pensamento, sendo que o espaço de pensamento do cinema é, precisamente, aquele que se desenvolve nestes intervalos. Pensando no seio de um dos intervalos que o autor identifica – o intervalo entre cinema e política -, nesta dissertação procuramos perceber de que modo o cinema de Agnès Varda é político, isto é, em que medida reconfigura aquilo que Rancière designa por Partilha do Sensível. Por outras palavras, procuramos pensar de que forma os filmes de Varda reconfiguram a lei implícita que governa a ordem sensível, que define lugares e formas de participação num mundo comum, que determina aquilo que é visível, audível e o que pode ser dito, pensado ou feito.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNCoelho, Salomé Lopes2013-06-112013-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:43Zoai:run.unl.pt:10362/11275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:11.562843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
title |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
spellingShingle |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política Coelho, Salomé Lopes Partilha do sensível Política Cinema Emancipação |
title_short |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
title_full |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
title_fullStr |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
title_full_unstemmed |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
title_sort |
Jacques Rancière e Agnes Varda no intervalo entre cinema e política |
author |
Coelho, Salomé Lopes |
author_facet |
Coelho, Salomé Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Salomé Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Partilha do sensível Política Cinema Emancipação |
topic |
Partilha do sensível Política Cinema Emancipação |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia, Área de Especialização em Estética |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-11 2013-06-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11275 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137843719700480 |