A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joana Isabel Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17853
Resumo: O século XXI tem vindo a ser marcado por muitas adversidades. Um dos desafios mais recentes diz respeito à atual situação excecional de emergência de saúde pública – a pandemia global causada pela COVID-19. Com o surgimento de problemas como este, torna-se essencial ajudar as crianças e os/as jovens a conviver com a mudança constante, enfrentar e aceitar os medos e as situações que possam vir a surgir e saber gerir os seus sentimentos e as suas emoções. Com este estudo, pretendeu-se verificar em que medida a prática de mindfulness contribui para o desenvolvimento dos processos cognitivos, em concreto da atenção e concentração dos/as alunos/as do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), bem como analisar em que medida a prática ajuda os/as jovens a consciencializar-se das suas emoções e das dos/as outros/as. Para responder a estas questões de investigação, utilizou-se uma metodologia mista e recorreu-se ao método de estudo de caso tendo-se aplicado várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, sendo eles a observação participante, as notas de campo, os registos audiovisuais, os inquéritos por questionário e, por fim, o inquérito por entrevista. A presente investigação contou com a participação de vinte jovens e da docente cooperante do 6.º ano do 2.º CEB. Os resultados evidenciaram que, no início do estudo, os/as alunos/as não conseguiam estar concentrados/as e atentos/as ao longo das atividades; revelavam dificuldades em exprimir o que sentiam, o que tinham aprendido e como se manifestavam no jogo de mindfulness concretizado. Com o desenvolvimento da intervenção pedagógica contextualizada, observou- -se evolução nos comportamentos, nas atitudes e na postura dos/as discentes e, ainda, a aquisição de conhecimentos sobre a temática por parte dos/as discentes e da docente cooperante.
id RCAP_b9f2103fba2dc59c0c5b0fc97ca87127
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino BásicoMindfulnessRelaxamentoConcentraçãoAtençãoInteligência emocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO século XXI tem vindo a ser marcado por muitas adversidades. Um dos desafios mais recentes diz respeito à atual situação excecional de emergência de saúde pública – a pandemia global causada pela COVID-19. Com o surgimento de problemas como este, torna-se essencial ajudar as crianças e os/as jovens a conviver com a mudança constante, enfrentar e aceitar os medos e as situações que possam vir a surgir e saber gerir os seus sentimentos e as suas emoções. Com este estudo, pretendeu-se verificar em que medida a prática de mindfulness contribui para o desenvolvimento dos processos cognitivos, em concreto da atenção e concentração dos/as alunos/as do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), bem como analisar em que medida a prática ajuda os/as jovens a consciencializar-se das suas emoções e das dos/as outros/as. Para responder a estas questões de investigação, utilizou-se uma metodologia mista e recorreu-se ao método de estudo de caso tendo-se aplicado várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, sendo eles a observação participante, as notas de campo, os registos audiovisuais, os inquéritos por questionário e, por fim, o inquérito por entrevista. A presente investigação contou com a participação de vinte jovens e da docente cooperante do 6.º ano do 2.º CEB. Os resultados evidenciaram que, no início do estudo, os/as alunos/as não conseguiam estar concentrados/as e atentos/as ao longo das atividades; revelavam dificuldades em exprimir o que sentiam, o que tinham aprendido e como se manifestavam no jogo de mindfulness concretizado. Com o desenvolvimento da intervenção pedagógica contextualizada, observou- -se evolução nos comportamentos, nas atitudes e na postura dos/as discentes e, ainda, a aquisição de conhecimentos sobre a temática por parte dos/as discentes e da docente cooperante.The 21st century has been marked by many adversities. One of the most recent challenges concerns the current exceptional public health emergency situation – the global pandemic caused by COVID-19. With the emergence of problems like this, it becomes essential to help children and young people to live with constant change, to face and accept the fears and situations that may arise, and to know how to manage their feelings and emotions. This study aimed to verify to what extent mindfulness practice contributes to the development of cognitive processes, specifically attention and concentration in 6th grade students of the 2nd Cycle of Basic Education (CEB), as well as to analyze to what extent the practice helps them become aware of their emotions and those of others. To answer these research questions, a mixed methodology was used and the case study method was employed, using several techniques and instruments for data collection, namely participant observation, field notes, audiovisual records, questionnaire surveys, and, finally, the interview survey. Twenty young students and the cooperating teacher from the 6th grade of the 2nd CEB participated in this research. The results showed that, at the beginning of the study, the students were unable to be concentrated and attentive throughout the activities; they revealed difficulties in expressing what they felt, what they had learned and how they manifested themselves in the mindfulness game. With the development of the contextualized pedagogical intervention, there was evolution in the behaviors, attitudes and posture of students and, also, the acquisition of knowledge on the subject by the students and the cooperating teacher.Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroSequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóSapientiaNascimento, Joana Isabel Dias2022-06-15T14:31:46Z2021-12-102021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17853TID:202913783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:44.114201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Nascimento, Joana Isabel Dias
Mindfulness
Relaxamento
Concentração
Atenção
Inteligência emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Nascimento, Joana Isabel Dias
author_facet Nascimento, Joana Isabel Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro
Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joana Isabel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Relaxamento
Concentração
Atenção
Inteligência emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Mindfulness
Relaxamento
Concentração
Atenção
Inteligência emocional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O século XXI tem vindo a ser marcado por muitas adversidades. Um dos desafios mais recentes diz respeito à atual situação excecional de emergência de saúde pública – a pandemia global causada pela COVID-19. Com o surgimento de problemas como este, torna-se essencial ajudar as crianças e os/as jovens a conviver com a mudança constante, enfrentar e aceitar os medos e as situações que possam vir a surgir e saber gerir os seus sentimentos e as suas emoções. Com este estudo, pretendeu-se verificar em que medida a prática de mindfulness contribui para o desenvolvimento dos processos cognitivos, em concreto da atenção e concentração dos/as alunos/as do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), bem como analisar em que medida a prática ajuda os/as jovens a consciencializar-se das suas emoções e das dos/as outros/as. Para responder a estas questões de investigação, utilizou-se uma metodologia mista e recorreu-se ao método de estudo de caso tendo-se aplicado várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, sendo eles a observação participante, as notas de campo, os registos audiovisuais, os inquéritos por questionário e, por fim, o inquérito por entrevista. A presente investigação contou com a participação de vinte jovens e da docente cooperante do 6.º ano do 2.º CEB. Os resultados evidenciaram que, no início do estudo, os/as alunos/as não conseguiam estar concentrados/as e atentos/as ao longo das atividades; revelavam dificuldades em exprimir o que sentiam, o que tinham aprendido e como se manifestavam no jogo de mindfulness concretizado. Com o desenvolvimento da intervenção pedagógica contextualizada, observou- -se evolução nos comportamentos, nas atitudes e na postura dos/as discentes e, ainda, a aquisição de conhecimentos sobre a temática por parte dos/as discentes e da docente cooperante.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
2021-12-10T00:00:00Z
2022-06-15T14:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/17853
TID:202913783
url http://hdl.handle.net/10400.1/17853
identifier_str_mv TID:202913783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133322711924736