Os hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore do fundo musical da Sé de Évora no contexto da produção musical de Inácio António Ferreira de Lima
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26275 |
Resumo: | O objectivo do estudo assenta na abordagem de alguns aspectos patentes no hino, enquanto rubrica sacra, no contexto do fundo musical da Sé de Évora. O compositor dos dois hinos em questão, Inácio António Ferreira de Lima, foi um dos derradeiros Mestres de Capela da Claustra da Sé de Évora, em inícios do século XIX. Através de uma panorâmica da sua produção musical e da análise dos hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore o leitor é confrontado com uma espiritualidade extravasando a sua dimensão sacra e inscrevendo-se simbolicamente no plano dos afectos mundanos, num dos casos, representados pelo drama de D. Pedro e D. Inês, como sucede em Fortem virili pectore. Os dois hinos focados, evidenciando grande simplicidade de discurso musical, num estilo declamatório assente numa paleta harmónica básica e numa orquestração elementar, constituem um testemunho da transformação dos padrões musicais que, nos alvores de oitocentos, se fazia sentir nos círculos catedralícios em Portugal, contribuindo assim para a construção da narrativa histórica local em torno da música sacra durante este período. |
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Os hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore do fundo musical da Sé de Évora no contexto da produção musical de Inácio António Ferreira de LimaHinoSé de ÉvoraInácio Ferreira de LimaSéculo XIXO objectivo do estudo assenta na abordagem de alguns aspectos patentes no hino, enquanto rubrica sacra, no contexto do fundo musical da Sé de Évora. O compositor dos dois hinos em questão, Inácio António Ferreira de Lima, foi um dos derradeiros Mestres de Capela da Claustra da Sé de Évora, em inícios do século XIX. Através de uma panorâmica da sua produção musical e da análise dos hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore o leitor é confrontado com uma espiritualidade extravasando a sua dimensão sacra e inscrevendo-se simbolicamente no plano dos afectos mundanos, num dos casos, representados pelo drama de D. Pedro e D. Inês, como sucede em Fortem virili pectore. Os dois hinos focados, evidenciando grande simplicidade de discurso musical, num estilo declamatório assente numa paleta harmónica básica e numa orquestração elementar, constituem um testemunho da transformação dos padrões musicais que, nos alvores de oitocentos, se fazia sentir nos círculos catedralícios em Portugal, contribuindo assim para a construção da narrativa histórica local em torno da música sacra durante este período.2020-01-06T15:27:54Z2020-01-062018-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/26275http://hdl.handle.net/10174/26275porFilipe Mesquita de OLIVEIRA, «Os hinos Ut queant laxis e Fortem virili pectore do fundo musical da Sé de Évora no contexto da produção musical de Inácio António Ferreira de Lima», in Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património, ed, Vanda de Sá e Antónia Fialho Conde, Évora: Publicações do Cidehus, 2019 (généré le 19 novembre 2019). Disponible sur Internet: <http://books.openedition.org/cidehus/7881>. ISBN: 9791036521669. DOI: 10.4000/books.cidehus.7881.simsimnaofsmo@uevora.pt203Oliveira, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:37.601898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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