Humanização dos cuidados de enfermagem em pediatria: atuação do enfermeiro especialista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Inês Russo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36829
Resumo: A humanização dos cuidados é um conceito central para a prática de enfermagem de excelência. Neste sentido, falar de humanização em enfermagem é falar do cuidado ao outro, sendo ele um ser humano com várias dimensões. Com o avanço da tecnologia o cuidado tem-se focado muito na realização de procedimentos técnicos, levando à desumanização dos mesmos, evidenciando assim a importância desta temática. A humanização dos cuidados em pediatria ganha especial relevância pois as crianças encontram-se em pleno desenvolvimento e a sua imaturidade leva a que sintam dificuldade em compreender/lidar com os cuidados de enfermagem que lhe são prestados, especialmente os dolorosos. A família é um recurso essencial para a criança e para o enfermeiro, uma vez que a prestação de cuidados em pediatria é caracterizada por cuidados centrados à família e em parceria com a mesma, sendo também ela alvo de cuidados. O objetivo geral foi desenvolver competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica à luz da teoria humanística de Paterson e Zderad, em diversos contextos, de forma a contribuir para a humanização dos cuidados de enfermagem em pediatria. Com recurso à metodologia de projeto, foram traçados objetivos específicos e atividades personalizadas a cada contexto, com enfoque na criança/família e profissionais de saúde, tendo em conta a evidência científica. Assim, foram elaborados cartazes informativos, documentos orientadores, sessões de formação assim como aplicadas estratégias facilitadores e promotoras do diálogo entre enfermeiro-cliente como realização de video-chamadas e utilização do brinquedo terapêutico. O presente relatório permite uma análise reflexiva e críticas sobre as atividades desenvolvidas e de que forma estas contribuíram para a aquisição de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica, tendo como resultado a humanização dos cuidados em pediatria.
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