The Coastal Hazard Wheel aplicada ao arco litoral Caparica-Espichel no quadro das alterações climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andry Marcel Pão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36715
Resumo: O litoral é amplamente reconhecido como um território perigoso já que, para além dos processos normais da dinâmica litoral, ocorrem também fenómenos hidrodinâmicos que podem ser considerados perigosos. A eles se associam os efeitos do atual período de alterações climáticas, induzido em parte pela ação antrópica. Este período quente tem levado à subida do nível médio do mar desde a segunda metade do século XIX/início do século XX, sendo que as projeções futuras indicam a manutenção da tendência de subida (IPCC, 2013). Perante este cenário, a avaliação da perigosidade costeira no contexto das alterações climáticas é pertinente no âmbito do ordenamento do território. Assim sendo, a presente dissertação pretende proceder à avaliação da perigosidade costeira no arco litoral Caparica- Espichel no contexto das alterações climáticas através da adaptação da metodologia The Coastal Hazard Wheel 3.0 (Appelquist, 2013; Appelquist et al., 2015; Appelquist et al., 2016). Para isso, a adaptação da CHW 3.0 à escala da área de estudo considerou as seguintes variáveis: sistemas litorais, exposição às ondas, amplitude de maré, balanço sedimentar e exposição a temporais. A adaptação permitiu obter a CHWmf – uma ferramenta de gestão que sintetiza a informação sobre ambientes costeiros e respetivos perfis de perigo. Sendo assim, a CHWmf possibilitou a individualização de 13 ambientes costeiros diferenciados, um mapa de sistemas litorais, e duas avaliações de perigosidade a dois perigos específicos, a saber, a erosão costeira e as inundações associadas a temporais. A CHWmf revelou uma predominância de ambientes costeiros associados a sistemas litorais com duna, em diversos estados de conservação e que representam cerca de 44% da linha de costa. Foi também possível verificar que 60% da linha de costa apresenta um balanço sedimentar erosivo. Verifica-se ainda uma linha de costa que está em 76% exposta a temporais de oeste, sudoeste e noroeste. As avaliações de perigosidade demonstram que 28% do território apresenta probabilidade de ocorrência de erosão costeira elevada, 51% do território apresenta perigosidade moderada e 21% tem uma probabilidade baixa. Também revelam que 25% da linha de costa apresenta perigosidade a inundação por temporais muito elevada, 18% apresenta perigosidade elevada, 22% perigosidade moderada e a perigosidade baixa e nula representam 12% e 22% respetivamente. Este estudo apresenta uma ferramenta que pretende ser um todo em um, numa tentativa de demonstrar a sua utilidade na gestão e ordenamento do território à escala local.
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Assim sendo, a presente dissertação pretende proceder à avaliação da perigosidade costeira no arco litoral Caparica- Espichel no contexto das alterações climáticas através da adaptação da metodologia The Coastal Hazard Wheel 3.0 (Appelquist, 2013; Appelquist et al., 2015; Appelquist et al., 2016). Para isso, a adaptação da CHW 3.0 à escala da área de estudo considerou as seguintes variáveis: sistemas litorais, exposição às ondas, amplitude de maré, balanço sedimentar e exposição a temporais. A adaptação permitiu obter a CHWmf – uma ferramenta de gestão que sintetiza a informação sobre ambientes costeiros e respetivos perfis de perigo. Sendo assim, a CHWmf possibilitou a individualização de 13 ambientes costeiros diferenciados, um mapa de sistemas litorais, e duas avaliações de perigosidade a dois perigos específicos, a saber, a erosão costeira e as inundações associadas a temporais. 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Este estudo apresenta uma ferramenta que pretende ser um todo em um, numa tentativa de demonstrar a sua utilidade na gestão e ordenamento do território à escala local.The coast is widely recognized as a dangerous territory because, besides the normal processes of coastal dynamics, there are hydrodynamic phenomena that can be considered dangerous. To these phenomena are associated the effects of the climate change, induced in part by anthropic action. This warm period has led to the rise of the mean sea level since the second half of the nineteenth century / early twentieth century, and future projections indicate the continuing trend of rise (IPCC, 2013). Therefore, the assessment of coastal hazards in the context of climate change is relevant in spatial planning. Thus, the aim of this dissertation is to evaluate the coastal hazards in the Caparica-Espichel coastal arch in the context of climate change through the application/ adaptation of the methodology “The Coastal Hazard Wheel 3.0” (Appelquist, 2013, Appelquist et al., 2015, Appelquist et al., 2016). To this purpose, the downscalling of CHW 3.0 to the study area need adaptation. The variables considered are: coastal systems, wave exposure, tidal range, sediment balance and storm exposure. The adaptation allowed to obtain the CHWmf - a management tool that synthesizes information about coastal environments and their hazard profiles. Thus, CHWmf allowed the individualization of 13 distinct coastal environments, a mapping of coastal systems, and two assessments of hazards: coastal erosion and floods associated with storms. The CHWmf revealed an area with great weight of the coastal environments with dune in diverse states of conservation. About 44% of coastline is associated coastal environments with dune. It was also possible to verify that 60% of the coastline presents an erosive sedimentary balance. There is also a coastline that is 76% exposed to storms of the west, southwest and northwest. The hazard assessments show a territory with a high probability of occurrence of coastal erosion of 28%, moderate of 51% and a low probability of 21%. Also shows that the very high probability of flood occurrence is 25%. The high probability of occurrence is 18%, moderate probability is 22% and low and null represent 12% and 22% respectively. This study presents a tool that intends to be a whole in one, an attempt to demonstrate the usefulness of this tool in the management and planning of the territory, at the local scale.Pereira, Ana RamosRepositório da Universidade de LisboaCastro, Andry Marcel Pão2019-01-29T10:55:24Z2018-11-202018-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36715TID:202161129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:55.089712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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