Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana Raquel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411
Resumo: No modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística.
id RCAP_ba0b052fcef8e91a3bd0246669920cd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à culturaPortuguês língua estrangeiraDidática das línguas e culturas estrangeirasEducação interculturalCulturaDiversidadeNo modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística.2023-07-07T09:15:59Z2017-01-01T00:00:00Z20172022-12-10T00:19:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411porNAAguiar, Ana Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-13T06:45:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:23.602536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
title Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
spellingShingle Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
Aguiar, Ana Raquel
Português língua estrangeira
Didática das línguas e culturas estrangeiras
Educação intercultural
Cultura
Diversidade
title_short Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
title_full Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
title_fullStr Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
title_full_unstemmed Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
title_sort Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
author Aguiar, Ana Raquel
author_facet Aguiar, Ana Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ana Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira
Didática das línguas e culturas estrangeiras
Educação intercultural
Cultura
Diversidade
topic Português língua estrangeira
Didática das línguas e culturas estrangeiras
Educação intercultural
Cultura
Diversidade
description No modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2022-12-10T00:19:03Z
2023-07-07T09:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411
url https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NA
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132070526582784